Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Você só usa produtos de marcas famosas?

Shares

Marcas famosasTornar-se um escravo de marcas famosas é bastante comum hoje em dia. As pessoas parecem não perceber o que está acontecendo. Fazem esforços inimagináveis para “andar na moda”. E não é só na roupa. A doença espalha-se por todos os setores possíveis e imagináveis (leia-se: onde for possível ganhar dinheiro).

Dias destes alguém definiu com bastante clareza a situação daqueles que seguem endividando-se:

“Você gasta dinheiro que não tem, para comprar coisas que você não precisa, para impressionar pessoas que você nem ao menos gosta”

Não é bem isso? Creio que bate certinho na veia. Como é que você vai usar aquele tenis “sem marca” quando os colegas de trabalho (ou escola, ou clube, ou sei lá…) usam aquelas marcas famosas (e caras que só a peste)? Ou aquele celularzinho “tabajara” ao invés do iPhone?

Como você se torna “escravo” de marcas famosas

  • Propaganda – Jamais menospreze o poder da propaganda. Muita gente acha que “propaganda não faz minha cabeça”. Você dá uma olhadinha só de leve na vida da pessoa e vê a maçaroca: só tranqueirada “de marca”. A pessoa acha que “ela é quem decide”. É exatamente este o trabalho do publicitário competente: fazer você comprar o que ele quer, dando a impressão que a escolha foi sua.
  • Pressão social – A grande maioria das pessoas tem necessidade de sentir que são “membro de um grupo”. E para frequentar aquele grupo, é necessário adaptar-se. Falar da mesma maneira e os mesmos assuntos, por exemplo. E usar as mesmas marcas. Geralmente famosas. Melhor… sempre famosas.

Há outros fatores, mas acredito que estes dois já dão conta do recado. E como dão. Você pode até – mesmo depois de ler o acima exposto – continuar achando que não é nada disso. Mas é. Pense bem.

O rombo no cartão de crédito

Vai daí que a coisa toma proporções – em alguns casos – descomunais. É como um vício. Não… é um vício. A pessoa não consegue parar. E tome cartão de crédito. Até que um belo dia, acontece o inevitável. O cartão “estourou”. E toda aquela tranqueirada comprada com o limite do cartão não vale cinco por cento do valor da dívida. Marcas famosas perdem a fama e o valor assim que caem na mão do consumidor.

Observe como os consumidores de produtos de marcas famosas (talvez você mesmo) procuram – quando criticados – defender o uso disto ou daquilo:

“Ah… eu uso este calçado porque dura muito mais…”

“O barato sai caro…”

“É que este aparelho tem os recursos que eu preciso…”

E vai por aí afora. Cada vez mais, no mundo inteiro, os produtos “sem marca” conseguem alcançar níveis mais altos de qualidade. Em alguns casos, a enorme diferença de preço deve-se unicamente ao custo da publicidade. Pagar atores e jogadores famosos sai bem caro. É o que você está pagando ao comprar marcas famosas.  O produto em si até que não é tão caro…

É claro que existem produtos de má qualidade. Não estou aqui dizendo pra ninguém comprar porcaria. Mas eu sobrevivi minha vida inteira sem “marcas famosas”. E jamais andei maltrapilho. E minhas roupas sempre duraram (até demais). Calçados também.

Você precisa das marcas?

Celular então, é brincadeira. A grande maioria das pessoas nem precisaria de um. Mas vamos lá… que é bom é bom, há que se reconhecer. Mas daí a “precisar” de aparelhos que conectam você até mesmo com o planeta Marte, vai uma grande distância. Diga a verdade…. é apenas desejo mesmo.

E o pior de tudo, é que o sujeito vai lá, gasta dinheiro que não tem e compra a tal tranqueira. Só para descobrir, depois de dois meses, que já está mesmo é enjoado daquilo. Quem quer ver TV num treco de dez centímetros de tamanho? Só frescura.

Não pense você que este artigo é uma espécie de “protesto contra marcas famosas”. Nada disso. O que estou dizendo aqui é que não se deve “fazer das tripas coração” para comprar coisas. Endividar-se para “parecer mais bonito”, ou “ser alguém”, é bobagem. Você é a mesmíssima pessoa com um tenis Nike ou descalço.

About the Author Bruno

2 responses to “Você só usa produtos de marcas famosas?”

  1. Edu Souto says:

    Oh cara, estou acompanhando seu blog desde o acordes de violão rs!

    Você escreve artigos muito sensatos, um post melhor que o outro!

    Meus parabéns pelo blog, e realmente, as vezes, a gente se prende em contas, apenas por conta da marca da porcaria do produto!

    • Bruno says:

      Olá, Edu. Valeu a visita. Neste caso, escrevi sobre o que vejo nas pessoas, que na maioria das vezes sofrem devido a seus próprios êrros. Um grande abraço.

Popular posts