Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Começar a fazer um blog

Shares

Fazer um blog

O começo de qualquer coisa sempre é difícil. Depois, pode ficar mais fácil ou pior ainda. Começar da maneira correta é a chave, até mesmo para fazer um blog.

Só tem uma coisa que nunca fica mais fácil, nem no começo, nem no meio e tampouco no fim (se é que tem fim). É o casamento. E este parágrafo também não ajudou nada…

Talvez você esteja ainda sonhando em fazer um blog. Como eu um dia sonhei. Quem sabe já esteja blogando, mas está meio perdido, sem rumo. Não se preocupe, os outros também estão. Só que não dizem nada. Dão a impressão de saber tudo.

A verdade é que alguns blogueiros mais antigos (ou nem tanto), mais experientes, sabem mesmo muita coisa sobre blog. Mas eles começaram bem aí onde você está. No zero. Mais perdidos que cachorro que caiu de mudança.

Bem, mas o assunto aqui é você. E o teu blog.

Requisitos básicos para fazer um blog

  • Gostar de escrever
  • Saber escrever – no mínimo – corretamente, expressando-se com clareza
  • Gostar de arrumar dor-de-cabeça
  • Ser persistente
  • Ter paciência
  • Ter mais paciência
  • Ser humilde
  • Ser aberto a aprender

Primeiros passos

Você pode escolher dois caminhos para ser blogueiro. O primeiro é o mais difícil: fazer tudo por sua conta, do seu jeito e como te dar na cachola. Neste caso, geralmente o blog vai pro vinagre em três tempos (se não for antes).

O segundo, mais indicado, é aprender com os outros. Mas – infelizmente – não todos os outros. Você precisa ter discernimento, saber separar o que presta do que não presta. Sim, tem gente fazendo coisa que não vale nada por aí. Você vai comprovar, se conseguir ir em frente.

Começando um blog do zero

O melhor jeito de começar, na minha opinião, é fazer um blog grátis, no WordPress ou Blogger. Ou qualquer outro. Estes dois são os mais conhecidos. Eu uso WordPress. Acredite, é o melhor.

O processo é rápido e indolor. Num piscar de olhos o blog está funcionando.

Segue aqui uma recomendação pessoal. Se quiser realmente enfrentar o desafio, faça seu blog na versão em inglês, do WordPress ou Blogger. Mesmo não sabendo inglês. Assim você vai se acostumando com termos usados nas plataformas, plugins, temas, etc.

Fazendo a versão em português, o seu painel de controle virá nesta língua. Entretanto todo resto estará em inglês. Edição do tema, por exemplo. Sim, você vai ter que fazer isto. Não falei que era dor-de-cabeça?

Se quiser fazer em português, tudo bem. Mas saiba que se quiser encarar a briga mesmo, vai ter muita coisa em inglês pela frente. Quem sabe não é agora que você aprende mais um idioma?

Você precisa também escolher o assunto do blog. Já falei sobre isto no artigo O que é um blog de nicho.

Porque começar com um blog grátis?

Isto lhe dará um pouco de experiência. É como um ensaio. Enquanto você está usando seu espaço gratuito, vai já enfrentando os desafios e achando soluções, sem estar pagando um servidor, domínio e tudo mais.

Quanto tempo de blog grátis?

Não mais que dois meses. De preferência, um mês de “blogagem grátis” intensiva. É só um teste mesmo. Estacionar no grátis pelo resto da vida é bobagem, pelos seguintes motivos (e talvez mais alguns):

  • No blog grátis o conteúdo (seus posts) fica armazenado no provedor da plataforma e não com você.
  • O pagerank do blog não é seu e sim da plataforma (WordPress ou outro).
  • A sua URL está vinculada à plataforma (ex: www.seublog.blogspot.com) o que diz ao todos que seu blog é grátis. Você não tem credibilidade.
  • Você não tem acesso a diversos recursos, como plugins e temas diferentes. Tudo é mais limitado.

Há mais razões, mas somente estas já são suficientes. Pelo menos foram para mim.

De mais a mais, os preços de hospedagem e domínio não são tão altos. Com cerca de duzentos reais por ano você pode ter seu próprio domínio e espaço. Sinceramente, quem não está disposto a gastar este valor, não está muito afim de fazer blog a sério, concorda?

autor da foto

About the Author Bruno

4 responses to “Começar a fazer um blog”

  1. Ótimas dicas. Agora é só por o conhecimento em pratica.
    Parabéns

  2. Ótimas dicas, era isso que eu estava procurando.

Popular posts