Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Procuro emprego e não acho

Shares

Houve um tempo em que ficar desempregado por mais de dois meses era vagabundagem. É sério. Havia emprego, não era tão difícil de encontrar um trabalho como é hoje.

Aí a gente ouve coisas como “mercado de trabalho competitivo”. Isso já nem serve mais. Tem gente com faculdade disputando vaga de digitador. Isso não tem nada a ver com competitividade. Tem a ver é com desespero mesmo.

Mas se você está desempregado, pode utilizar algumas estratégias para aumentar suas chances de conseguir um trabalho. Ir para a rua atirando para qualquer lado só traz mais frustração ainda.

Você precisa preparar-se. Ir à luta treinado, disposto. Entre uma pessoa com boa disposição, conhecimento, vontade e vivacidade e outra cabisbaixa, desligada, triste, quem você acha que a empresa vai escolher? Portanto, não fique se considerando um derrotado.

Procurando emprego

  1. Tipo de trabalho – Em primeiro lugar, selecione o tipo de trabalho que você quer. Em que ramo, em que setor. É claro, de preferência algo que você já tenha experiência. Nada de “qualquer coisa serve”. Só mude esta estratégia se não houver nenhuma ou pouca oportunidade no ramo ou setor desejado. E, é claro, se você tem experiência, ou pelo menos conhecimentos em mais de uma área, inclua todas as áreas na sua seleção.
  2.  Empresas – Antes de sair correndo para recortar anúncios de jornal ou seja lá onde for que se procura emprego hoje em dia (internet, etc.), procure saber em quais empresas você poderia trabalhar. Faça uma lista, e procure saber se estas empresas estão oferecendo oportunidades. Como você pode ver, mesmo desempregado, você já está trabalhando. Melhor do que ficar vendo TV o dia todo ou jogando video game.
  3. Oportunidades – Abra os olhos para oportunidades de trabalho inusitadas. Ao invés de ficar fuçando à-toa na internet, faça buscas pertinentes à sua procura por emprego. Você pode acabar descobrindo coisas que nem imaginava.
  4. Divulgue – Utilize sites sociais como Facebook e outros para divulgar seu perfil. Coloque anúncios em sites de classificados.
  5. Estude – Você está mesmo desempregado. Aproveite o tempo para pesquisar, estudar, saber mais sobre aquilo que faz, fazia ou deseja fazer em seu novo emprego. A internet está aí à disposição. Se não tiver internet em casa, ou sequer um computador, lembre-se que está com tempo de sobra. Procure um amigo, parente, qualquer um que tenha e simplesmente tome posse da máquina. É por uma boa causa.
  6. Comunique-se – Fale com os outros. Amigos, conhecidos, ex-colegas de trabalho, o cara do boteco. Nunca se sabe. Às vezes a oportunidade está ali na esquina, mas você não abriu o bico!
  7. Cobaia – As empresas testam as pessoas e escolhem. Faça você o mesmo. Aproveite as entrevistas que conseguir para testar novas estratégias para conseguir o emprego. O que é que você tem a perder? Faça um anexo ao curriculum, específico para aquela empresa, informando-se antes a respeito da mesma. Prepare algo para dizer na entrevista. Antecipe-se ao entrevistador. Acredite, eu já titubeei e gaguejei em entrevistas. É o golpe de misericórdia. O entrevistador fica achando que você é indeciso, inseguro… um débil mental que não serve para trabalhar com ele.
  8. Informação – Procure saber tudo o que puder a respeito da(s) empresa(s) em que deseja trabalhar, para as quais vai mandar curriculum. A informação será vital na hora da entrevista. O entrevistador sempre ficar[a impressionado ao ver que voc”e sabe o que a empresa faz, como atua no mercado, se tem site na internet, quantos anos tem no mercado.
  9. Aparência – Balanceada, diria eu. Aparecer numa entrevista para um cargo de supervisor – ou talvez nem isso – todo empetecado, engravatado, brilhando mais que uma árvore de natal, pode não ser bom negócio. Pintar na área de bermuda, camiseta e sandálias havaianas, também não. Procure ser o mais natural possível. Se você é homem, barba feita, unhas aparadas… você sabe. Se é mulher, cabelos arrumados, etecétera e tal. Sem exagerar nem pra mais nem pra menos.
  10. – Este deveria ser o primeiro tópico, mas deixei por último de propósito. Se você chegou até aqui, é porque está interessado. Todos os outros nove itens acima não terão efeito nem validade alguma, se você não tiver fé. Em primeiro lugar, fé em Deus. Em segundo lugar fé em você mesmo. Deus não fez você para ser um perdedor. E Ele (Deus) está acompanhando todos os teus passos. Mas você precisa fazer tua parte. Trabalhar duro, investir em si mesmo, estudar, ser íntegro, confiável e… ter fé em Deus. Acreditar que Deus está no controle. Deixar o controle para Deus. 

Tudo certo. E como fazer todas estas coisas? Como ter fé se nada de bom parece acontecer?  Se você é sempre o último, relegado a segundo plano, deixado de lado, humilhado, passado para trás? 

Saiba, caro amigo (ou amiga) que você não é a única pessoa do mundo a sentir-se assim. Parece que todo mundo vai em frente, resolve sua vida, consegue as coisas, menos você. Surpreso? Não, não… você não é o único. Há milhões e milhões de pessoas pelo mundo afora sentindo-se daí pra pior.

Quer sentir-se diferente? Confie em Deus. Entregue tua vida, tudo o que você tem a Ele. Permita que Deus execute o plano que tem para você. Sim, Deus tem um plano para você, para mim, para todo aquele que n’Ele crê.

Deus não tem um empreguinho mixuruca para você. Ele tem coisas grandes. Maiores do que emprego, casa, família, carro e dinheiro. Muito maiores e muito melhores. Mas de quebra, Deus tem também todas estas coisas em perfeita harmonia para te dar. A única coisa que você precisa fazer é colocar Deus em primeiro lugar. Deus vem antes de família, trabalho, lazer, filhos, negócios. Deus vem primeiro. E todas as outras coisas Ele acrescenta à tua vida.

About the Author Bruno

2 responses to “Procuro emprego e não acho”

  1. Renata says:

    É eu sei que tem um deus na minha vida que sempre está a meu lado ele já me levantou quando eu achei que não tinha mais saida obrigado meu deus por tudo.Eu sei que você tá providenciando um emprego abençoado pra mim.

    • Bruno says:

      Olá Renata. Vejo que você confia em Deus. Mas não se esqueça de fazer sua parte. Vá à luta, procure seu espaço e Deus lhe abrirá as portas. Um gande abraço.

Popular posts