Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

O que é SPAM no email

Shares

É muito simples saber o que é SPAM no email, principalmente para brasileiros. Basta abrir a sua caixa de entrada e separar o joio do trigo.

Você vai ver um montão de emails dos seus amigos e parentes, e de sites dos quais você solicitou o recebimento de novidades e ofertas, certo? Errado.

Seus parentes e amigos estão se lixando pra te mandar um email que presta. E você jamais se cadastrou em site algum, para receber coisa alguma.

Então… porque cargas d’água aquilo vive entupido de emails querendo vender alguma coisa, ou sei lá o que mais?

SPAM é isso aí. Envio de email não solicitado. Mesmo aquele seu amigo, que vive repassando emails com piadinhas, vídeos de gosto duvidoso, etc.. é um spammer. Por acaso você pediu a ele para enviar aquela lixaiada toda? Não. Então… SPAM!

Mas isso ainda é passável. Pelo menos você conhece o cara e tudo mais… deixa pra lá.

O que é inadmissível é a verdadeira avalanche de SPAM que empresas brasileiras enviam todos os dias. Muitos várias vezes ao dia. Toneladas e mais toneladas de puro lixo.

Aí você pensa… “Ah… mas são empresinhas pequenas, fundo de quintal…”. Pode parar aí mesmo. Eu tenho centenas de emails não solicitados de empresas conceituadas. Conhecidas por todos. Daquelas que você começa a falar o nome e o outro já termina. Não me interessa que talvez sejam afiliados ou empresas terceirizadas a enviar esta nojeira. É SPAM e ponto final.

O que é email marketing

Para você, simples cidadão deste mundão velho sem porteira, que não é obrigado a saber de tecnicidades, nem tampouco é obrigado a receber toneladas de lixo em sua caixa de email, vou explicar rapidamente o que é email marketing, na concepção dos disparadores de lixo. Depois vou explicar o que é email marketing de verdade.

1. Para os lixeiros, email marketing é comprar uma lista com milhões de emails aleatórios, capturados pela internet afora, sem autorização de espécie alguma e enviar seu lixo, quinhentas vezes por semana. Com certeza, alguns mais sofisticados capturam eles mesmos os emails. Sempre indevidamente, sem que o proprietário do email sequer tenha conhecimento. E se você perguntar a um lixeiro destes o que ele faz, ele estufa o peito e diz: “email marketing”. Coitado…

2. Email marketing verdadeiro é feito da seguinte forma. Você visita meu site. Em algum lugar do site há um formulário no qual você pode inserir o seu email, para receber meus emails, seja com novidades, ofertas, brindes, lá o que for. Você resolve aceitar a minha oferta, coloca ali o seu email e clica em enviar. Mas o email marketing de verdade ainda não termina aí. Quem faz email marketing a sério, a partir deste ponto, envia para você um primeiro email, com um link para confirmar o seu desejo de receber os emails. Você confirma. Então passa a receber os emails. Você não confirma. É excluído automaticamente da lista após um determinado prazo. Isso é email marketing. Com respeito ao usuário. Feito com clareza, lisura, honestidade.

E tem mais… Quem faz este trabalho a sério, sempre avisa com muita clareza que você pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento. Os lixeiros também fazem isso, mais disfarçadamente, mas qual é o ponto? Você tem que cancelar algo que não solicitou!!!

E estes “marketeiros” de araque ainda pensam que levam vantagem com isso. Mandar email não solicitado e ainda por cima aleatoriamente, não é só errado. É burrice. Você acaba enviando propaganda com oferta de carne para vegetariano e assim por diante.

Eu faço email marketing. Da forma correta. É algo que funciona. Porque eu mando emails focados, para pessoas interessadas o meu trabalho. e que me autorizaram a enviar emails. Isso dá resultado. Ao contrário dos lixeiros, que simplesmente “disparam” para todos os lados para ver se acertam alguma coisa.

Portanto, se você ainda não sabia o que é spam no email… aí está. Aliás o termo também é usado para outras atividades indesejadas, como links indesejados, etc…

 

 

 

About the Author Bruno

Popular posts