Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

O que é blog de nicho

Blog de nichoO nome pode até soar estranho, mas é um termo utilizado há muito tempo. Em marketing, chama-se nicho um segmento de mercado específico, focado.

E é exatamente o que significa blog de nicho. Um blog voltado para um segmento específico no mercado blogueiro, digamos assim.

Mercado aqui significa clientes (em nosso caso, leitores) potenciais, ou seja, as pessoas que possivelmente leiam blogs.

 

Entendendo o que é nicho

Muito bem, se mercado é o total de pessoas que leem blogs, um nicho de mercado, é uma parte destas pessoas. Uma parte interessada num determinado assunto.

Explicando mais: suponhamos que você queira escrever sobre música. O mercado então, é música. Um nicho seria escrever, por exemplo, sobre a vida e a carreira dos artistas. Este é um nicho. Outro nicho no mesmo mercado, seria escrever um blog sobre bandas de rock. Este segundo nicho é mais específico que o primeiro.

Porque blog de nicho

Porque você não pode ser tudo para todo mundo. Imagine por exemplo uma dupla sertaneja. Eles cantam música sertaneja, vestem-se de maneira típica, suas músicas são tocadas em determinadas rádios, e assim por diante. Eles têm um nicho de mercado, que se constitui das pessoas que gostam de música sertaneja.

Imagine agora que esta dupla queira ampliar seu mercado, e decida cantar rock também. À primeira vista pode parecer uma boa idéia, somar os fãs de sertanejo com os de rock.

Mas não funciona, porque eles não teriam credibilidade. Talvez até fossem abandonados pelos fãs de sertanejo.

Da mesma maneira você deve fazer com seu  blog. Ser específico. Falar sobre um determinado assunto.

Assim, você terá um público-alvo a ser atingido. É mais fácil atingir uma parcela do mercado do que o mercado todo. 

Um blog que fala de assuntos gerais (bog de notícias, por exemplo) é um peixe pequeno numa lagoa grande. Ou seja, o mercado(a lagoa)  é enorme, e cheio (bem cheio) de peixes pequenos (os blogs de notícias).

Já um blog que fala sobre acordes de violão, por exemplo é um peixe grande (o blog), numa lagoa pequena (o nicho de mercado). Ou seja, este blog não fala de música em geral, fala especificamente de acordes de violão.

Portanto, se você está começando a blogar, este é o seu ponto de partida. Escolher o seu nicho. Se tentar falar sobre tudo o que lhe der na telha, provavelmente seu blog morrerá antes de nascer.

Em breve estarei publicando um artigo com dicas para pesquisar e achar seu nicho.

Em tempo: este blog é um blog de nicho…

About the Author Bruno

2 comments

Comments are closed