Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

O egocentrismo afasta você de Deus

Shares

egocentrico - egocentrismoSe você frequenta uma igreja, já deve ter ouvido, ou vai ouvir. Há centenas (ou milhares, ou milhões) de coisas, atitudes, manias, vícios, pensamentos, que afastam você de Deus. É impossível fazer uma lista completa. Mas algumas coisas, como o egocentrismo, são dignas de nota.

Creio que um sistema simplificado para saber o que te afasta de Deus é: bom = aproxima e ruim = afasta. Simples assim. Mentir, por exemplo, é bom? Não, é claro que é ruim. Afasta. Dizer a verdade = bom = aproxima.

Muito bem. eu não conheço ninguém que ache o egocentrismo bom. Nem mesmo o próprio egocêntrico, porque ele acha que não é egocêntrico. Dá mil e uma desculpas para suas atitudes, motivos para agir como age. E é capaz até de dizer que detesta egocêntricos.

É bem fácil reconhecer um egocêntrico. E muito difícil reconhecer o próprio egocentrismo.

Cuidado, não confunda auto-estima com egocentrismo. Você gosta de você mesmo. Mas não se auto-idolatra. Isso é auto-estima.

O que é egocentrismo

Egocêntrico é aquele que não serve para você desabafar, contar um problema. Ou mesmo compartilhar algo bom, uma alegria, um acontecimento. Você mal abre a boca, ele (ou ela) já se sai com algo assim: “… é, mas se fosse eu…”, ou “…no meu caso…”, ou ainda “… é que você ainda não viu o que eu…”. As palavras mais usadas pelo egocêntrico são “eu” e “meu”.

Mas não é só nas palavras que o egocêntrico demonstra suas “qualidades”. Aliás, acho que as palavras – no caso – nem são a pior parte. As atitudes é que acabam afastando-o das pessoas e – pior – de Deus.

Em qualquer situação que se apresente, o egocêntrico vai manipular, arranjar desculpas, fazer o que for necessário para que as coisas se encaminhem de acôrdo com a sua vontade. Porque ele acha que tudo deve sair da forma que ele acha melhor. Para ele mesmo. Não importa que outros saiam magoados, prejudicados. Isto é problema deles. Ele precisa cuidar de si mesmo. Os outros que façam o mesmo.

Aposto que já passaram alguns nomes conhecidos pela sua cabeça, pois não? É… o egocentrismo não escolhe idade, raça, credo, família, signo, nem nada.

Porque o egocentrismo afasta a pessoa de Deus

Não é preciso ir muito longe para saber que o egocentrismo afasta a pessoa de Deus. Alguém que se coloca em primeiro lugar em todas as coisas, desobedece frontalmente os dois mandamentos de Jesus Cristo: 1) Amar a Deus sobre todas as coisas 2) Amar o próximo como a ti mesmo. 

Não há compatibilidade possível entre o egocentrismo e Deus. Todos nós temos algumas (ou muitas) coisas que nos afastam de Deus. Porém, muitas destas coisas são momentâneas, não nos afastam primariamente de Deus. O egocentrismo sim.

Um egocêntrico não consegue sequer amar o próximo, como é que amaria a Deus? Aquilo que norteia a sua vida simplesmente cria uma barreira entre ele e Deus. Mais que isso. Não há como um egocêntrico reconhecer que Deus está no comando, quando ele pensa que o comandante é ele mesmo. Não sobra espaço. Ele está tão cheio de si mesmo, que não cabe mais nada.

Você é egocêntrico?

Imagine uma situação de emergência, um acidente, um incêndio. Você não sofreu nada. Se não for egocêntrico sai correndo… para ajudar os outros. Se for, sai correndo.

About the Author Bruno

2 responses to “O egocentrismo afasta você de Deus”

  1. nehemias says:

    Interessante.

    A maioria dos textos desse tipo são uma porcaria, mas esse não.

    “aquele que não serve para você desabafar, contar um problema”
    Praticamente todas as pessoas que ouvem um problema fazem isso. É horrível. Por isso nem conto mais nada pra ninguém. Basicamente porque as pessoas não sabem do que as outras precisam. Não sabem se colocar no lugar dos outros.

    Sempre que falam da notícia de um acidente de carro por exemplo, em vez de pensar “a família deve estar sofrendo muito”, todos ou quase todos pensam e falam “nossa, não vou nem passar nessa rua mais, vai que acontece alguma coisa comigo?”

    Tem uma série de TV da FX, que chama It’s Always Sunny in Philadeplhia, que ironiza completamente essa incapacidade que as pessoas tem de se colocar no lugar das outras. Na série, eles sempre dão um jeito de, em vez de pensar no que o outro está passando, transferir o problema pra eles. hehe. É genial. E é isso que acontece de verdade. Por mais hipócritas que as pessoas sejam, elas não admitem e sempre que alguém está sentindo dor, acabam transferindo o problema para si mesmos. É incrível.

    • Bruno says:

      Olá Nehemias. Obrigado por não achar meu artigo uma porcaria. É verdade, a maioria das pessoas – incluindo você e eu – está mais preocupada com o próprio nariz. O que – em si – não é ruim. Mal e mal damos conta de nós mesmos, essa é a verdade. O egocentrico, entretanto, vai muito além disso. Ele pensa – mesmo – que tudo tem a ver com ele. O sol nasceu, é por causa dele. O dólar caiu, tem a ver com a poupança dele. Subiu… também. Raramente tem um lampejo de compaixão. Se tiver, fica mais com pena dele mesmo, por estar envolvido em algo triste. Como é aquilo foi acontecer com ele? Enfim, você entendeu bem. Um grande abraço.

Popular posts