Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Cuidado com falsos profetas

…e outros mentirosos

Certa vez entrei numa igreja pela primeira vez. Como faço até hoje, sentei bem lá atrás, na verdade no último banco. Deve ser timidez, algo assim. Assim eu fazia na escola também. Talvez medo de alguém me apontar o dedo e dizer: “o que você acha disso?”. E eu dizer.

Bem voltando ao assunto. Eu mal havia me sentado, virei-me para minha esposa e – colocando as mãos nas costas – queixei-me de dor (nas costas, claro).

Quase que imediatamente, um sujeito que estava em pé, atrás do banco onde estávamos sentados, bateu em meu ombro e me disse, com ar solene: “irmão, você foi trazido por Deus a esta igreja hoje para ser curado de dor nas costas”.

Eu somente assenti e voltei minha atenção novamente para o culto.

Aquele pobre homem quis dar-me a impressão de ser um “crente-vidente” ou algo assim. É claro que ele, estando atrás de meu banco, havia visto meu gesto e provavelmente ouvido a minha queixa. Mas ele, até mesmo ofendendo a minha inteligência, quis passar outra imagem. Quis impressionar-me.

Sabe o que foi que ele conseguiu? Criou em mim uma péssima imagem. A imagem de um homem equivocado, sem conhecimento da palavra de Deus. A imagem de uma pessoa que brinca com a palavra de Deus. Que tenta “ajudar” a Deus com mentiras e fantasias.

Os “profetas” da atualidade

Esta é uma das grandes manias atuais. Profetizar. Pessoas que saem pela aí “profetizando” a torto e a direito, sem critério e sem mais nada.

Esta pessoas com certeza não temem a Deus. Vejam somente uma passagem da bíblia que fala de falsos profetas:

“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” Apocalipse 20:10

Onde está o falso profeta, no texto acima? Quer profetizar? Vá em frente, mas tenha certeza de que não seja uma falsa profecia.

E como saber que a profecia é falsa? Fácil. Se aquilo que “profeta” de plantão disse não se cumprir, você não só já sabe que era uma falsa profecia, como também identifica aquela pessoa como um falso profeta, cujo lugar está descrito acima. Muito duro? Sinto muito, não sou eu quem faz as regras.

Não se deixe enganar

As vítimas preferidas destes falsos profetas, geralmente são aqueles que estão passando por alguma dificuldade e buscam ajuda. Em sua ânsia de obter respostas, recorrem a qualquer um que se disponha a dizer-lhes qualquer coisa.

Não faça isso. Não recorra a qualquer pessoa. Você tem a quem recorrer. Jesus Cristo. Ele é o único que pode interceder por você junto a Deus.

Alguns falsos profetas são bastante óbvios e é possível reconhecer sua falsidade rapidamente. São aqueles que – ingenuamente – desprezam a inteligência alheia e dizem qualquer coisa a qualquer pessoa.

Outros são mais espertos. Estes são os piores. Cuidado, eles podem te enganar. Sua falácia é eloquente e sabem dourar a pílula de tal maneira que deixam alguns até mesmo maravilhados. Você tem uma grande arma contra eles. Não os procure e não ouça o que têm a dizer. Procure a Jesus. E se por acaso ouvi-los, não se deixe levar pela primeira impressão.

Identificando falsos profetas

Uma boa maneira de identificar um falso profeta é esta: na maioria das vezes ele diz exatamente aquilo que você quer ouvir. Que tudo vai ficar bem. Que o teu desejo irá realizar-se. Que a enfermidade será curada.

Você dificilmente ouvirá uma profecia negativa. Ora, a palavra de Deus nos diz que “no mundo tereis aflições”. Porque os “profetas” não profetizam aflições? Porque eles querem tapar tua visão. Querem te enganar. Querem que você os adore. Ou seja, querem tomar o lugar de Deus, de Jesus. Cabe a você dizer não.

Outra pequena dica. Procure conhecer um pouco a pessoa que está “profetizando”, e pense. O que seria mais lógico? Aquilo que a pessoa está falando acontecer, ou que ele seja apenas um mentiroso?

Tem mais: eventualmente, um desses aí pode acertar. Aí, é mais perigoso ainda. Ele (ou ela) pode dizer algo a você e aquilo realmente acontecer. Mantenha a calma. Mesmo que seja um verdadeiro profeta e que sua palavra tenha vindo de Deus, é preciso cuidado. Espere para ver. Pode ter sido um “chutômetro”. E mesmo que seja um verdadeiro profeta, nada mais é do que isso. Um profeta. Adoração só para Deus e para Jesus.

Algumas pessoas que me conhecem às vezes dizem que eu “não acredito em nada”. Creio que dou mesmo esta impressão. Mas não é verdade. Eu acredito sim, em Deus e em Jesus Cristo. De homens tenho tido péssimos exemplos. Homens, devido à sua natureza pecaminosa, são tendenciosos, ambiciosos e querem estar sempre por cima.

Via de regra há sempre uma intenção oculta por trás de coisas deste tipo. Mesmo que a intenção seja “boa”, o resultado é ruim. Por exemplo: como já disse, muitos falsos profetas dizem só coisas boas a você. Pode até ser na intenção de levantar sua moral, mas está errado assim mesmo. Se quiserem te animar, façam como as outras pessoas. Um tapinha nas costas e o velho “se Deus quiser…”.

Creio que alguns destes falsos profetas acreditam mesmo que são o que dizem ser. Misturam alhos com bugalhos em seus pequenos cérebros e saem pela aí, “profetizando”. Eles deveriam perguntar a si mesmos se realmente acreditam em Deus. Porque se acreditassem, temeriam (e muito) as consequencias de suas falsas profecias.

About the Author Bruno

4 comments

Comments are closed