Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Como se faz blog

Shares

Eu é que não sou expert em blog. Mas posso dar umas dicas, principalmente sobre o que não se deveria fazer.

Blogs há muitos por aí. E por muitos, entenda-se muitos uma porrada mesmo. Esta é a má notícia para quem quer começar um blog.

A boa notícia é que a maioria dos blogs fica devendo, em qualidade de conteúdo, em otimização e, consequentemente, em visitas. Ou seja, sempre há uma chance para você fazer do seu blog algo que preste. E que tenha visitas.

Acredito que uma boa maneira para começar seja um blog grátis. para ir “treinando”. Pode ser no WordPress ou Blogger.

Porém, o mais importante é o conteúdo. Tem um montão de gente aí catando video no Youtube e fazendo de cada video uma página do blog. Sem sequer acrescentar um texto decente. É tipo: “Veja só que legal…”. Isso não é blogar. Nem sei que nome dar a um negócio desses.

Procure um nicho para seu blog

Uma boa idéia, é você estreitar o assunto do blog. Ao invés de fazer de tudo quanto lhe vier à cabeça, seja mais específico. No meu caso, por exemplo, ao invés de fazer um blog de música, fiz um bog de violão. Focando melhor ainda, de acordes de violão, nome do meu blog principal. O resultado: sucesso. Só foi crescendo e crescendo. E continua crescendo.

Aliás, fiz muitas experiencias com blogs. Dizer a verdade mesmo, passei da conta. Agora, preciso para e pensar, tirar conclusões.

Depois de treinar com seu blog grátis e ir pegando o jeito da coisa, se quiser mesmo levar a sério, você precisa comprar um domínio e uma hospedagem. Aí, sim, você estará dizendo aos seus leitores: “isso aqui é sério…”.

Pesquise o nome de seu domínio

Na hora de comprar um domínio, existe uma maneira de garantir um lugarzinho ao sol. Ou melhor, um lugarzinho na primeira página do Google. Melhor ainda, numa das primeiras páginas do Google.

Esta maneira é pesquisar um bom nome para o seu blog na ferramenta de palavras-chave do Google. Quanto mais buscas tiver um determinado termo, e também quanto menos resultados de busca tiver, melhor para você.

Suponhamos que você vá montar um blog sobre futebol. Ao invés de colocar o nome do blog como “Blog do Alfredão”, seria melhor “Futebol sem limites”, por exemplo. Mas você não vai fazer nem uma coisa, nem outra. Vai à ferramenta de palavras-chave, buscando por palavras e termos de futebol.

Suponhamos que você ache um termo assim: “futebol sensacional”. Que aponta, na ferramenta de palavras-chave, muitas buscas. Você então digita exatamente estes termos na busca do Google, para saber quanta concorrência terá com este termo. Coloque as exatas palavras entre aspas assim: “futebol sensacional”, para saber quantos sites e blogs apresentam estas palavras. Asssim terá uma boa idéia de suas chances de chegar à primeira página daquele termo.

Mas não fique martelando em cima de um conjunto de palavras só. Pesquise, até achar um termo satisfatório para ser o nome de seu blog.

A segunda etapa, é verificar se aquele termo ainda não foi registrado por ninguém. É… pensou que era fácil? Muitas vezes (muitas mesmo) a sua melhor idéia já foi tomada por alguém, fazer o quê? Busque outro nome, tenho certeza que você vai achar.

Para verificar a disponibilidade do nome, vá até o registro.br e digite a URL desejada. Por exemplo: http://futebolsensacional.com.br . Se estiver disponível, você pode registrar em seu nome.

É claro que você pode registrar com outra extensão, se estiver disponível. Como por exemplo: .com /  .net  e assim por diante. eu prefiro o .com.br, porque já diz logo que é um site brasileiro. E na busca num site de buscas brasileiro, pode ter uma visibilidade mellhor.

Leve em conta, porém, que só a URL em si não vai fazer o blog “bombar”. Há outros cuidados que você deve tomar, além da URL e do conteúdo. Como por exemplo: títulos dos artigos, descrições, palavras-chave. Cada artigo ou página, para chegar em boa posição no google, deve ser pesquisado e escrito de acôrdo.

 




 

About the Author Bruno

Popular posts