Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Como “levantar a moral”

Shares

Blog levantar - sorriso

Levantar a moral. Esta frase é bastante utilizada entre o povo. E tem diversos sentidos.

Vou falar de apenas um deles. Refiro-me a levantar a moral no sentido de animar, encorajar. Neste sentido, “moral” quer dizer: “disposição do espírito, energia para suportar as dificuldades, os perigos; ânimo: O moral das tropas. Com moral alto” (retirado do dicionário Michaelis).

É claro que, do jeito que este mundo velho vai indo, precisamos levantar a moral em outro sentido também. No sentido de decência. Mas deixemos isto para uma outra ocasião.

Em primeiro lugar, vamos esclarecer uma coisa. Apenas dizer “levantar a moral” para alguém, acompanhando a frase com algumas palavrinhas encorajadoras, não levanta ninguém.

Quando você está caído ou deitado fisicamente, o que é preciso para que se levante? Energia, claro. Você precisa que seu corpo funcione de acôrdo, para que tenha forças nas pernas e braços. Aí sim, poderá levantar-se.

E de onde vem esta energia? Do alimento, sem dúvida. Alimentando-se corretamente, você fornece energia ao corpo.

Mas “levantar” na frase “levantar a moral”, é algo diferente. Refere-se a criar coragem, animar-se para enfrentar as situações da vida, do dia-a-dia.

Hoje em dia há enxurradas de emails batendo em sua caixa de mensagem. Frases bonitas, historinhas bacanas, tudo muito emocionante, coisa e tal. Isso não serve para absolutamente nada.

Explicando: suponhamos que você esteja triste, cabisbaixo (com a moral baixa), devido a alguma coisa ruim que lhe aconteceu. Você abre um email destes. Aquele amontoado de baboseira pode até mesmo causar-lhe mais problemas ainda. Você está lá, mais pra baixo que barriga de cobra, e alguém lhe diz: “coragem, ânimo, blá, blá, blá…”.

 

Como alimentar o espírito

Assim como o fisico, o seu  psíquico – digamos assim – também precisa de alimento. Para ter ânimo, coragem para enfrentar a vida, forças para levantar após uma queda moral, você precisa alimentar o espírito. Da mesma maneira como faz com o físico. Constantemente, diariamente.

E qual é o alimento espiritual? Livros de auto-ajuda? Reuniões com amigos? Estudar a mente humana? Ler emails com apresentações do powerpoint?

Não que estas coisas não possam ensinar-lhe algo, mas o fazem no varejo. Falam sobre algo específico. É a mesma coisa que alimentar seu corpo só com laranja, por exemplo. Fica faltando todo o resto.

Procure por aí, pense. Onde está o alimento espiritual completo, balanceado e com todos os nutrientes? Pronto, pode parar de procurar e pensar. Está na bíblia, sem qualquer sombra de dúvida.

Mas você pode estar duvidando. Então compare a bíblia com qualquer outro livro que ensine alguma coisa. Livros escritos por nós, pobres mortais, pessoas comuns, gastam páginas e mais páginas para explicar como se usa um saca-rolhas. A bíblia, num livro só, explica a humanidade, que é “um pouco” maior que um saca-rolhas, concorda?

 

Um homem que caiu e levantou-se

Na bíblia, um dos personagens que “caiu” mais contundentemente foi Jó. Ele – literalmente – tinha tudo e perdeu tudo. Ele tinha posses e as perdeu todas. Tinha família e a perdeu. Tinha saúde e lhe foi tirada. Quem tirou tudo isto de Jó? O diabo.

Mas Jó tinha uma coisa que o diabo não lhe podia surrupiar. A fé em Deus. Jó era muito bem alimentado – empanturrado, pode-se dizer – pela palavra de Deus.

A vida, meu caro leitor, pode tirar-lhe tudo, jogá-lo ao chão, na mais profunda miséria corporal. Assim como aconteceu com Jó. Mas nada nem ninguém pode tirar a força que a palavra de Deus lhe confere. E é esta força que te faz levantar a moral. Levantar do chão.

Assim aconteceu com Jó. A intenção do diabo era enfraquecer Jó fisicamente, para que ele finalmente desistisse de acreditar em Deus. Mas ele não desistiu. Resistiu e persistiu na palavra de Deus. Acreditou. E recebeu a recompensa. Tudo o que havia perdido lhe foi restituído.

Leia o livro de Jó e reflita. Talvez você esteja numa situação parecida. Sentindo-se miserável, abandonado, acabado. Será que foi fácil para Jó passar por aquele período? É claro que não. Ele sofreu muito, passou – literalmente – por um “inferno”, como costumamos dizer.

Mas não deixou que sua mente fosse afetada. Para isso, havia alimentado esta mente. Com a palavra de Deus. E o fez quando? Quando tudo estava bem, quando tudo era só felicidade. Quando ele tinha saúde.

Nós temos a tendência de recorrer a Deus só nas horas difíceis. O alimento espiritual – como já disse – deve ser tomado constantemente. Assim como você alimenta o corpo diariamente. Assim fez Jó. E quando vieram as horas difíceis, seu corpo sofreu. Mas a reserva de alimento espiritual o salvou. 

Quer “levantar a moral”? Alimente-se da palavra de Deus. Leia a bíblia. Procure entender e aplicar a palavra em sua vida. E levantar já não será tão difícil. Já não lhe parecerá impossível.

About the Author Bruno

4 responses to “Como “levantar a moral””

  1. Jorge Prado says:

    oi e muito obriga do isso me ajudou bastante estava mesmo precisando de algo assim………

  2. nilzelany da silva nascimento says:

    Achei muito linda essa mensagem.Estou me sentindo muito triste,tenho 26 anos,nao tenho filhos,moro com os meus pais,trabalho ajudo em casa.Nao tenho dialogo com a minha familia.Quando crianca fui abusada sexualmente por varios homens,nao sabia o que era aquilo eles diziam para eu nao contar guardei isso para mim.Na adolescencia fui assediada pelo marido da minha tia,falava pra minha familia eles acreditavam na minha tia que dizia que eu dava em cima do marido dela.Ontem fui falar com a minha mae que as despesas de casa estao muito alta pro que eu e o meu pai ganhamos porque todos que vao la em casa ela da comida ela me disse um monte de coisas,se eu tivesse um lugar para ir teria ido embora de casa.Fui dormi ontem na casa da minha prima ela disse pra minha prima que ontem de manha eu quase tinha batido nela

    • Bruno says:

      Olá Nilzelany. Sinto em saber das coisas ruins que lhe aconteceram. O que me ocorre te dizer é o seguinte. Jesus disse: “…no mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo.”. O que isso tem a ver com a sua situação? Tudo. O que Jesus quis dizer com isso, é que passaremos por má situações. Alguns de uma maneira, outros de outra. Mas quem tem Jesus ao seu lado, pode ter “bom ânimo”, ou seja, seguir em frente, com humildade e coragem. Não importa quantas vezes você cai. Jesus sempre há de te levantar. Creia em Jesus e confie n’Ele. Para o mundo talvez você e eu não sejamos ninguém, mas para Deus somos muito importantes. Deus está olhando por você e sofrendo a cada lágrima sua derramada. Leia e pense no nome deste blog: Levantar. Levante-se e siga em frente. Um grande abraço.

Popular posts