Choque elétrico – como evitar

choque elétricoJamais menospreze a eletricidade. Um choque elétrico pode levar até à morte. Por isso, cuide muito bem da manutenção da parte elétrica de sua casa.

Já vi muita gente fazendo tanta bestagem com eletricidade, que vou te contar. É temerário.

Instalação elétrica de uma casa

A instalação elétrica de sua casa começa lá na frente, onde está o medidor da eletricidade gasta. Aquele relógio que todo mês registra aquele valorzinho legal pra tirar tua grana.

Muito bem, do relógio para a rua, a responsabilidade é da companhia de eletricidade. Do outro lado, o que segue para dentro da casa, a responsabilidade é sua. Confira periódicamente se está tudo bacana por ali. Se não há mau-contato, ferrugem nos parafusos, etc.

Dentro da casa, deve haver uma caixa de disjuntores (ou fusíveis, coisa mais antiga). Na verdade, algumas casas não têm esta caixa, o que é uma tremenda besteira. A caixa de disjuntores serve para fazer a distribuição da eletricidade na casa, para que não fique tudo “pendurado” somente em dois disjuntores.

Com uma boa caixa de distribuição, quando houver um problema - por exemplo - numa tomada, somente o disjuntor no qual ela está ligada será afetado.

Os disjuntores são seus amigos na hora de evitar um choque elétrico. São como interruptores, mas com uma função de desligamento automático em caso de sobrecargas e curto-circuitos.

Aquele número que você vê no disjuntor, é a sua amperagem, ou seja, a capacidade do disjuntor. Por exemplo, um disjuntor de 15 ampéres, suporta esta corrente, no máximo. Acima de 15 ampéres ele “cai”, ou melhor, desarma, interrompendo a eletricidade naquele setor da casa.

Muitas pessoas, desconhecendo a função do disjuntor, acabam trocando um disjuntor “que cai a toda hora” por um de amperagem maior. Não faça isso! Pelo menos não sem consultar um eletricista. Acontece que, ao colocar um disjuntor de maior capacidade, ele não vai cair, é verdade. Mas pode simplesmente “fritar” os fios, tomadas e aparelhos que estejam conectados àquele setor.

Quando um disjuntor cai, é porque existe algum problema. ou na instalação, numa tomada, um aparelho. Talvez muitos aparelhos conectados à mesma tomada. Isto é muito comum. O tal do “benjamin”, que conecta vários aparelhos a uma mesma tomada, não é recomendável.

Procure distribuir os aparelhos elétricos em tomadas diferentes.

Evite choque elétrico ao fazer consertos

Quando for consertar uma tomada, ou mesmo trocar uma lâmpada, desligue o disjuntor daquele setor da casa. Se não houver caixa de distribuição, desligue o disjuntor geral. Muitos não fazem isso, porque necessitam da luz para enxergar o que estão fazendo. Use uma lanterna. Um curto circuito numa tomada ou no soquete de uma lâmpada, pode custar caro. Principalmente se você estiver com seus dedinhos por ali.

Portanto, não se esqueça: desligue sempre o disjuntor. Não tente ser machão.

Choque elétrico no chuveiro

Na maioria das cidades brasileiras, há dois valores de voltagem. Cento e dez volts (110v) e duzentos e vinte volts (220v). Aparelhos comuns, como televisores, geladeiras, som, usam 110v. Chuveiros, em muitos casos, utilizam 220v.

Especialmente no chuveiro, o choque elétrico é pior. Um dos melhores condutores de eletricidade é a água. Sim senhor, a água. Se você estiver molhado e levar um choque (ainda por cima de 220v) a melhor coisa que lhe pode acontecer é o entorpecimento da parte do corpo que levou o choque. A pior é você ir conversar com são Pedro antes da hora. 

Em hipótese alguma, de maneira nenhuma, de jeito nenhum, mexa nos fios do chuveiro com a eletricidade ligada.

Não, não e não. Muitos já morreram assim. Não faça isso. Se não tem certeza de qual disjuntor desliga o chuveiro, e não sabe como testar isto, chame um eletricista. Tome banho  na casa do vizinho, da comadre, lá o que seja. Ou não tome banho. É melhor um covarde fedorento vivo, do que um herói torrado.

Tem mais. Vá até o banheiro (pode ir agora, se quiser…) e dê uma olhada nos fios do chuveiro. Estão direitinhos no lugar, isolados corretamente e tudo mais, certo? Estou quase apostando que não. Fios mal isolados, descascados, pretos (queimados), podem causar problemas. Arrume isso. Se não sabe, chame alguém que sabe.

É claro que haveria mais inúmeras dicas a respeito deste assunto. Mas creio que já deu para ter uma idéia. Não se arrisque. Choque elétrico não é brincadeira.

Veja como prestar primeiros socorros em caso de choque elétrico.

autor da foto

There are 2 comments left

  1. andressa /

    obrigado

    1. Bruno / Post Author

      De nada.

Comment is closed.