Cachorro boxer

 



A raça boxer é derivada do cruzamento do bullenbeisser (cão alemão, já extinto) e do bulldog inglês. Boxers foram exibidos pela primeira vez, ao que consta, em 1895, em Munique.

cachorro boxerA aparência geral de um boxer sadio é bastante impressionante. Devido ao seu tamanho, musculatura e focinho chato, “enrrugado”, muitos pensam tratar-se de um cão feroz.

Mas na verdade o boxer é bastante dócil, convivendo muito bem em família. Sua fama de ser boa companhia para crianças é conhecida mundialmente.

Porém, nem só de fazer companhia à família vive um cachorro boxer. Ele tem também instinto para guarda, não permitindo a aproximação de estranhos em seu território. Os carteiros que o digam.

Como a maioria dos cães, o boxer pode tornar mais ou menos agressivo, dependendo de sua criação. Porém a agressividade não é uma característica pronunciada na raça. Quando criado em família, com carinho e todas as atenções que um animal de estimação normalmente recebe, o cachorro boxer dificilmente será agressivo.

Entretanto, deve-se levar em consideração a personalidade do cachorro. Bem como o ambiente. Uma casa muito movimentada, por exemplo, com entra e sai de pessoas constantemente, pode ter efeitos no seu boxer. Geralmente negativos. Ele pode tornar-se muito confiante com estranhos, prejudicando seu “trabalho” de guarda.

Pode também – por outro lado – criar algum tipo de aversão a certas pessoas. Porém, dificilmente irá atacar a quem já está dentro da casa. Um visitante que foi por você (ou sua família) admitido.

Na minha experiência, creio ser melhor manter o cão afastado de visitantes que não sejam familiares ou amigos.

Na rua, coleira é recomendada. Um animal deste porte geralmente assusta algumas pessoas. Uma reação errada, algo inesperado e um acidente pode ocorrer. Por mais dócil que seja o seu cachorro boxer, lembre-se de que é um animal. Uma mordida de boxer pode lhe causar sérios problemas. Além dos problemas causados à pessoa cuja carne recebeu a dentada.

Isso sem contar outros animais. Há cães que não reagem violentamente à presença de outros animais. Porém, nunca se sabe. Se o seu boxer mastigar e triturar o pequinês do vizinho, você terá problemas. Acredite, uma vez envolvido na peleja, será difícil controlar um boxer. Melhor evitar.

cachorro boxerExercício

Você não vai querer um cachorro boxer gordão, indolente, vai? Se você gosta mesmo do bicho, faça com que pratique exercícios regularmente. Na verdade, diariamente, se possível. Uma boa caminhada diária creio ser suficiente. Mas é uma boa caminhada mesmo. Cinco minutos não dão nem pro gasto. Mais de quinze minutos, pelo menos. Você vai reparar – se é que sei do que estou falando – na alegria do seu cachorro ao poder andar (depressa) arrastando você atrás. Para não virar apenas um fardo puxado pelo seu cachorro, siga lendo a parte de treinamento.

Lembre-se: caminhar é uma coisa. Fazer o que o cachorro boxer da foto acima está fazendo é outra. Antes de permitir que seu cão corra, certifique-se de que ele goza de boa saúde, principalmente quanto a problemas cardíacos (veja abaixo a parte de saúde). Eu quase matei meu cachorro deixando que corresse.

Treinamento

Confesso que de treinamento de cães não sei nada. O meu foi treinado por um profissional. Acredite, melhor treinar o teu também.

Um dos motivos foi acima mencionado. Sair para uma caminhada com um boxer destreinado é um samba do crioulo doido. Uma “arrancada” de um boxer macho pode romper os ligamentos do teu pulso. Além de fazer você literalmente “catar coquinho” pela rua. O bicho é muito forte.

cachorro boxer

Já um cachorro treinado não dá tanto trabalho. Aprendendo a andar “junto”, ou seja, ao seu lado ao invés de ir à frente, a caminhada fica bem mais sossegada.

Além disso, outros ensinamentos, como “sentar” e “deitar”, por exemplo, são bastante úteis, principalmente quando você está caminhando com o cachorro, ou foi ao veterinário, coisa assim.

Para o caso de escapar da coleira, o treinamento também é bastante oportuno. Um cão destreinado pode sair correndo, não obedecendo a ordem de parar ou voltar. Problema…

Além disso, ainda tem a vantagem dos “truques”, como rolar, dar a pata, arrastar-se. É um bom divertimento.

Há diferentes métodos de treinamento. Alguns baseados em punição. Creio que é possível treinar sem maltratar o bicho. Escolha bem o treinador para teu amigo.

Uma parte dos programas de treinamento inclui o ataque. Meu cachorro simplesmente recusava-se a atacar, no treinamento. O motivo? Não sei, e nem o treinador sabia. No entanto, na vida real, atacava outros animais e até pessoas, quando provocado ou ameaçado. Ou se fosse veterinário, carteiro e outros profissionais de preferência canina.

O treinamento de ataque, se bem feito, é bom. Um cachorro boxer que ataca indiscriminadamente pode causar problemas. Por outro lado, se não ataca de jeito nenhum…

cachorro boxerSaúde e tempo de vida

Vá se acostumando. Um cachorro boxer vive de dez a doze anos. Teu amigo vai-se embora cedo. Portanto, aproveite sua companhia ao máximo.

A incidência de câncer na raça é bastante acentuada. O meu boxer morreu disso, porém já com mais de dez anos. Estava na reta de chegada de qualquer maneira.

Outro problema comum é no coração. Uma delas é estenose da aorta. O meu amiguinho também tinha problemas no coração, mas conviveu seus dez anos com isso sem problemas.

É claro que o boxer pode sofrer de outros problemas, mas estes dois são – creio eu – os que se deve dar mais atenção, devido à periculosidade.

Um terceiro problema não tão grave – acontecia com meu boxer – é digestivo. Se a barriga do cachorro emite roncos e ele parece não sentir-se bem, é provável que esteja com problemas. Não vá socando remédio sem consultar o veterinário. Uma boa pedida é, quando estiver passeando com o cão, deixá-lo à vontade para cheirar mato, capim (se houver em sua região). Ele mesmo acaba escolhendo seu “remédio” e come o mato.

O matinho curativo viaja por dentro do animal e… sai pelo outro lado, rerere. Às vezes inteiro. E às vezes fica “agarrado” formando um bonito “rabinho verde”. Não deixe o bicho endoidar. Retire o excesso. Prontinho, lá se foi o problema digestivo.

Eu, na verdade, após descobrir o tipo de capim que Max (meu cachorro) escolheu, ia lá eu mesmo e cortava um pouco para manter em casa. Um santo remédio.

Creio que não é preciso preocupar-se com o fato do cachorro comer alguma erva que lhe faça mal. Eles sabem.

Vacinação: Você deve vacinar seu cachorro, segundo a tabela abaixo:

  1.  60 dias de idade – Primeira dose da vacina octupla
  2.  90 dias de idade – Segunda dose da vacina octupla
  3. 120 dias de idade – Terceira dose da vacina octupla
  4. Uma semana após a terceira aplicação da vacina octupla – vacina anti-rábica
  5. As duas vacinas deverão ser repetidas anualmente

Saiba mais sobre doenças evitadas por estas vacinas clicando aqui.

cachorro boxerCuidados

De maneira geral, o boxer não exige muitos cuidados. O pêlo curto em si já é uma grande ajuda, de vez que não precisa tosa frequente. Escovar o pêlo é recomendado, pelo menos uma vez por semana, retirando pêlos soltos e sujeira.

Um bom banho de vez em quando é legal. Mas não fique obsessivo com isto. Cachorro não é gente. Banho demais pode fazer até mal. Também não largue o amigão fedendo. Creio que uma vez por mês é suficiente. Depende também de como vive o cachorro. Se vive se rolando num terreiro, é possível que necessite mais banhos.

Unhas de cachorro crescem (grande novidade…). Se o teu boxer não tem oportunidade de caminhar por terrenos ásperos e gastar suas unhas, elas deverão ser cortadas periodicamente. Se nunca fez isto, informe-se ou leve ao veterinário ou casas de tosa. É preciso cuidado para não cortar as unhas muito curtas. Veja aqui como cortar unhas do seu cachorro boxer.

Limpar as orelhas é muito importante, para evitar fungos e bactérias. Principalmente se o cachorro boxer não tem as orelhas cortadas. Limpe constantemente as orelhas com chumaço de algodão e cotonete embebidos em água boricada. Não vá muito fundo com o cotonete. Você pode ferir o ouvido do cão. Preste atenção nas dobras.

Observe o fiofó do seu cachorro. Por vezes o ânus pode ter irritações, devido a distúrbios digestivos e outros fatores. Uma limpezinha de vez em quando é legal. Algodão e água boricada.

Escovar dente de cachorro parece exagêro, não acha? Eu também acho. Mas é bom observar os dentes do seu boxer, de vez em quando. Cachorros não sabem dar aquela “cotucada” com a unha do mindinho, para retirar o restinho de carne.

Portanto, observe e limpe de vez em quando. Fazer o quê?  Com escova de dentes, é claro. Não deixe o vizinho ver, ele vai te encher o saco.

Verminoses podem atacar também. Um dos sintomas visíveis de verminose é “arrastar o traseiro”. Se teu cachorro senta-se e movimenta-se adiante arrastando a bunda, desconfie. Não é uma atitude comum. Geralmente indica algum tipo de verminose. Observe também as fezes (arrrghhh..) do bichão.

Alguns cachorros têm problema com aquela “remelhinha” nos olhos. Não negligencie isto. Limpe constantemente os olhos do seu boxer. Aquela secreção ajunta-se no canto do ôlho, formando bactérias e prejudicando a pele no local.

Como você vê, conforme eu disse no começo, não são necessários “muitos cuidados”, rerere. Te enganei.

cachorro boxerAlimentação

Cachorros em geral, incluindo boxers, muitas vezes são vítimas do desconhecimento de seus donos.

Comida errada é frequentemente servida aos cães, causando-lhes sérios problemas. Restos, principalmente. Junto com os restos de comida (principalmente raspas de pratos), podem ir bactérias, só pra começar. A comida pode também estar passada do ponto, ou mesmo já estragada.

Dia de churrasco então, nem se fala. É puro envenenamento. os amigos e parentes “curtindo” teu boxer e matando-o com carne muito salgada, linguiça e pior: frango com osso. Não dê ossos ao seu cachorro. Ele vai mastigá-los e se conseguir quebrar o osso, algum pedaço ponteagudo pode enroscar em sua garganta. Aí, babau. Adeus amigão.

Nem toda a comida humana é ideal para o cachorro. Com o boxer não é diferente. Sal e outros condimentos atacam o sistema digestivo. Legumes causam gases. E assim por diante.

Jamais dei restos para o meu cachorro boxer, Max. Mas estava errado mesmo assim. Dava-lhe arroz, polenta, carne e legumes. Tudo feito só para ele, sem tempero, sem sal. Achava que o bicho estava sendo tratado como rei. E estava mesmo. Só que eu estava matando o rei.

Até o dia em que uma veterinária mandou parar com aquilo e dar-lhe somente ração.

Demorou um pouco para o cabeça-dura acostumar. Ficou quase três dias sem comer nada. É duro, mas é assim que se faz. Se você ficar com dó, nunca vai trocar a comida anterior pela ração.

Os resultados foram imediatos. Você não tem idéia do que é limpar o cocô de um cachorro que come errado. Parece aquele montão que a vaca faz, manja? Cremoso. Com um cheiro capaz de espantar o mais corajoso dos gambás.

Após a ração, nada disso. Cocozão duro e quase sem odor. Uma beleza. E um bom sinal de que o cachorro estava muito melhor no aspecto digestivo. Neste ponto sim, eles são iguais a nós. Quando você vai ao banheiro e o resultado não é algo próximo ao sólido, algo está errado, não é mesmo?

cachorro boxerComportamento

Há características comuns aos cachorros da mesma raça, no que diz respeito a comportamento. Alguns, no caso do boxer, já foram mencionados, como a docilidade.

Outra característica geral do boxer é a paciência.

Mas nem todos são iguais. O meu, simplesmente não tinha esta qualidade. Era muito impaciente. Não tolerava que o ficassem pegando e afagando por muito tempo. Passar a mão na cabeça, nem pensar. Dava a pata uma vez e olhe lá. No segundo pedido, mandava o chato catar coquinho e saía andando.

Há um dito popular: “o cachorro é igual ao dono”. Concordo, em parte. Eu, por exemplo, sou bonito igual ao meu saudoso Max, rerere.

Brincadeiras à parte, creio ser possível que o cachorro, na convivência com o dono, pegue algumas “manias” características do mesmo. E uma vez adquirido o costume, difícil tirar, portanto tome cuidado. Se você tem maus costumes, esconda-os do Rex.

Procure observar bastante o cachorro. Se reparar que ele está começando fazer algo que não deve, tente cortar logo no início.

Sou contra proibir “coisas de cachorro”. Já vi donos de cães machos querendo ensiná-los a não fazer pipi levantando a perna (no poste, de preferência). Ora, um macho fazendo pipi abaixadinho é zoado demais.

Cavar buracos pode ser problema. Mas se não prejudica demais, deixe. Se você tapar o buraco, é pior. O cachorro vai ficar curioso e abri-lo novamente. Pode ser que resolva ir mais fundo da segunda vez. Meu cachorro fez isto. Tapei o buraco no jardim duas vezes e ele reabriu. Deixei pra lá e ele ficou só naquele mesmo. Gostava de deitar dentro do buraco, porque a terra é fresca. Coisa de cachorro.

Falando em comportamento, existe a parte do ser humano também. O nosso comportamento – com certeza – influi no comportamento do cachorro.

Jamais grite com o cachorro. O boxer, assim como a maioria dos cachorros, tem o ouvido apuradíssimo. Escuta muitas e muitas vezes melhor que qualquer ser humano. Um grito seu – para um cachorro – equivale ao ruído de uma turbina de avião em nosso ouvido.

Se você chama a atenção do cachorro e ele parece não ouvir, não se engane. Ele está ouvindo perfeitamente. Só não quer fazer o que você está dizendo.

Portanto, procure impor-se ao cachorro sem gritos. É muito importante mostrar quem manda. Em primeira instância, deveria ser você. Mas às vezes o cachorro não concorda…

Punição física é um negócio complicado. Uma coisa é você fazer o cachorro te respeitar. Outra muito diferente é fazer com que fique com medo. Saiba a diferença e procure informar-se antes de simplesmente adotar o método da pancada. O método errado pode resultar em desastre total.

Resumindo: com toda a certeza, o seu cachorro boxer não será igual a qualquer outro. Depende muito do que você vai passar para ele. Depende mais de você do que da raça.

Faro

O nariz do cachorro boxer é muito, muito apurado mesmo. Veja aqui como foi que eu comprovei isto.

 Posted by at 4:50 pm

  171 Responses to “Cachorro boxer”

  1. […] Cachorro boxer […]

  2. Beleza de informação!
    A Nina, Boxer de dois meses, chegou em minha casa esta semana para a alegria de todos.
    Precisamos de informações para tratar bem nossa cadelinha.
    Renato
    Teresina-PI

    • Olá Renato. Valeu a visita. Espero que Nina cresça forte e saudável. Pode ter certeza que ela vai trazer muita alegria para a família. E um pouco de confusão. Afinal, é uma boxer, não pode negar a raça. Grande abraço.

  3. O meu achorro boxer creceu muito rapido então resolvi levalo ao veterinario pra ver oque avia de errado com ele(até então ñ sabia a raça dele)Ai o veterinario me disse que essa raça boxer crecia muito rapido pq como ele tem pouco tempo de vida ele tem que crecer assim super rapido então quando cheguei em csa fui ver se tinha algum site sobre essa raça e encontrei esse site otmo e agora sempre quando tenho alguma duvida entro aqui e as tiro(detalhe o nome do meu cão tbm é max) bjs obrigada por tudo!!

    • Evelyn, legal sua visita e comentário. Cachorro boxer com nome de Max… oh, ohhh. É confusão. O bichão cresce rápido mesmo. Mas tenho certeza que vai ficar por aí muito tempo… grande abraço.

  4. Evelyn troca de veterinario a minha Kinker tem 10 anos… e agora que esta doentinha, com tumor nas tetinhas. Sempre foi muito alegre e divertida como o Max, segue as dicas do colega que você vai ver é tudo verdade… Essa raça é a melhor, mais meiga, amiga e companheira. Se informa melhor…
    Renato, se vc não for cruzar a sua te dou uma dica castra logo ela, mas tira o utero faz serviço completo, assim vc não vai precisar dar os hormonios e evita alguns problemas…
    Abraços, adorei essa pagina

  5. tenho uma boxer é a alegria da casa ela é castrada e adora brincar e pedir as coisas na janela da cozinha eu nao resisto e acabo dando obrigada pelas dicas vou me policiar mais quanto a alimentação

    • Olá Raquel. é claro que devemos vigiar a alimentação dos nossos amigos caninos. Mas um deslize de vez em quando não mata ninguém. Dia de churrasco é um martírio para o pobre, que olha para aquela ração sem graça… sabe como é… Basta não exagerar. Um abraço.

  6. Olá Bruno,
    Valeu as dicas!
    A nossa boxer, Penny está chegando neste sábado e estamos pesquisando bastante!
    Eles podem comer frutas?
    Abraços

    • Olá Karen. Via de regra, não se deve oferecer comida humana ao cachorro. Escolha uma ração de boa qualidade. Especialmente frutas, não creio que façam bem ao intestino. Acredito que seja melhor evitar. Um grande abraço.

  7. Olá amigo, obrigada por compartilhar sua experiência conosco!
    Temos um boxer branco lindo de 5 anos, ele é encantador, super dócil e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito brincalhão. Somos muito apaixonados por ele, e o mais interessante é que temos 3 gatos também e todos convivem muito bem, pois embora o branquelo seja “um gigante”…rs rs, vive dentro de casa (tem até sofá cativo…rs rs) e adora estar onde ficamos, trabalhamos em casa e é muito engraçado ver o branco e os miaus no chão uns querendo ficar mais perto de nós do que outros…rs rs
    Beijos

    • Olá Cida. Parece que está contando a minha história. Max também “tinha” dois gatos. Dormiam juntos, brincavam e matavam pequenos animais que porventura por ali aparecessem, rerere. Obrigado pelo comentário. Um abraço.

  8. OLÁ PESSOAL, BOA TARDE!!!

    TENHO UM BOXER MUITOOOOO DÓCIL, MAIS ESTOU UM POUCO PREOCUPADO COM ELE, A MAIS OU MENOS UNS 3 DIAS ATRÁS, ESTAVA FAZENDO CARINHO NA BARRIGA DELE, PERCEBI QUE TINHA ALGUNS CAROÇOS POR BAIXA DA PELE, MAIS NADA PROFUNDO, ALGUNS ME FALARAM QUE É VELHICE, E QUE É NORMAL, MAS FICOU UMA DÚVIDA, O CACHORRO´ESTÁ COM 7 ANOS AGORA. GOSTARIA MUITO DE ALGUMA OPINIÃO SOBRE O CASO. POR FAVOR ME AJUDEM!!

    UM ABRAÇO À TODOS!!!!!!!!LEANDRO

    • Olá Leandro. É difícil dizer. Pode ser algo sério ou não. Observe estes caroços e vejam se vêm e vão, ou se, ao contrário, permanecem e aumentam. Se estiverem aumentando, pode ser coisa séria. Melhor levar a um bom veterinário. E dependendo do diagnóstico procurar pelo menos mais dois para tirar qualquer dúvida. Um abraço.

  9. ola
    tenho duas boxer mae e filha e sao uns amores docil brincalhonas e nao fazem artes ,tipo morder as coisas como sapatos chinelos etc..
    mas na primeira criada julhy dei uma filhote para minha nora e ela se chama raika e ela faz morder tudo o que ve pela frente ate mesmo o banco da moto de meu filho ela ja destruiu, ela come mangueira, sapato, roupas cano, tudo ,tudo mesmo enquanto a segunda filhote que se chama Suria que fiquei para mim é um amor obediente e adora um colo ate dorme de roncar nao faz nada de errado. O que podemos fazer para a Raika poder nao estraçalhar mais as coisas sera que vc pode nos ajudar
    obrigada desde ja

    • Olá Sonia. Sinto muito…nada. Um boxer destrambelhado é quase impossível de se conter. Procure ensinar, pegar na hora, no flagrante e fazer “cara feia”, falar duro. Mas não grite. Cachorros escutam muito bem, muito melhor que nós. Um abraço.

  10. Tchê muito bom este artigo de ótima qualidade mesmo, acabei de me adonar de um boxer que estava sob maus tratos e estou adorando, tentando fazer de tudo para ele se sentir como um animal muito bem tratado…. já tenho uma cadela vira latas que é o xodó da familia até achei que eles iam se estranhar mas graças que não…. abraços…

  11. Oi,possuo duas boxers,eram tres,tinha o macho:Murnau,minha paixão p/sempre.
    Um dia ,no qual Murnau estava muito feliz, o dia inteiro feliz.Estavamos fazendo um
    churrasco p/comemorar final de obra,havia 5 pessoas,todas muito amigas de meu menino bonito,
    (Murnau),ele realmente era meu menino bonito(belissimo).Murnau era tratado como principe,dormia no sofá
    c/travesseiro e cobertor.
    Não sabemos a procedência dele;compramos em um canil. murnau semptre foi muito dócil,um amor.
    Nesse dia ,no final da tarde ele dormia aos meus pés,eu estava sentada,qdo levantei,Murnau me atacou
    ferozmente,só não morri pque o pessoal conseguiu tirá-lo de cima de mim.
    Fiquei tres dias internada.Terei q/passar por cirurgia reparadora no braço.Houve muita perda de tecido.
    Murnau,qdo voltou a si e viu tanto sangue teve uma convulsão e uma parada cardio-respiratória,morreu na hora.
    Eu amo meu cão,ele tbem me amva muito,eramos companheiros.Só quero entender.

    • Olá Noeme. Obrigado por compartilhar esta história. Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente para ajudá-la a entender o que aconteceu com seu boxer. Por estas e outras é que eu sempre digo a quem queira ouvir: animais não devem ser considerados como seres humanos. A relação do homem com o animal deve ser exatamente isto: homem-animal. O homem é quem manda e o animal obedece. E o animal deve saber quem manda e onde é seu lugar. E jamais tome como certo o carinho do animal. Sem mais aquela, um animal pode atacar. Como aconteceu em seu caso. Um grande abraço e espero pronta melhora para você.

  12. oi se alguém poder me ajudar, o meu cachorro boxer tem 10 anos faço de tudo por ele mas só estou com ele final de semana de um tempo para ca ele esta muito magro já levei a veterinaria ela passou vitaminas e remédio para os ossos, já dei 2 meses e ele continua magro já não sei o que fazer me de um orientação obrigado.

    • Olá Valéria. É difícil dizer. Dez anos para um cachorro deste porte é uma idade já – digamos assim – avançada. Alguns órgãos podem estar já falhando. Meu grande amigo Max cansou-se deste mundo com esta idade. Dez anos. É triste, porque a gente fica “conectado” ao bicho. Mas é a realidade. Eles vão embora cedo. Faça o melhor que puder pelo seu cachorro. E esteja preparada para o momento final. Porque vai chegar. É duro, mas vai chegar. Espero que seu cachorro se recupere, e que possa lhe dar ainda algumas alegrias. Um grande abraço.

  13. adoro o cão da raça boxer, tenho um é com filho para mim. bjs

  14. Oi!!! Adorei esse blog… Ganhei de meu marido um boxer (Zeus) tem dois meses, me apaixonei… Ele dorme muito e quer dormir na nossa cama. Isso é normal? E durante o seu sono as vezes se treme muito, isso também é normal? E os soluços? Hoje ele está no seu segundo dia aqui em casa e só dorme… kkkk.
    Obrigada pelas dicas, está sendo muito útil e esclarecedor.
    Um abraço
    Patricia Marques.

    • Olá Patricia. Desculpe a demora em responder. Dormir na cama? Pode tornar-se normal se você deixar. Se você não quer que ele durma em sua cama, deve ensinar. Você precisa decidir quem manda, você ou seu cachorro. Quanto a tremer durante o sono, me parece normal. Soluço já não posso dizer nada, mas talvez algo a ver com a comida. Um grande abraço.

    • Olá Patricia. Dormir em sua cama, depende de você. Se deixar o cachorro acostumar, será difícil de voltar atrás. Tremer creio que é normal, o meu também fazia isso, tipo uns espasmos. Soluço… sinceramente não sei. Você não anda dando cachaça pro cachorro, anda? Brincadeira. Um grande abraço e divirta-se com o novo amigo.

  15. Minha boxer foi deste mundo para um melhor na sexta-feira =( 11 anos de idade.. Aparentemente foi algum problema no coração, morreu dormindo..

    Todos na família estão muito tristes, vai ficar na memória de todos.

    • Olá Roni. Sinto muito. Esta é a parte ruim, não é? Os bichinhos ficam pouco tempo por aqui. Mas sempre temos as boas lembranças. Um grande abraço.

  16. Ola Bom dia!
    Tenho um Boxer há 4 anos, nunca tive só ele, sempre tive mais cachorros,também ele nunca havia demonstrado nenhuma agresividade com os outros cachorros, porém essa manhã ele simplismente matou o meu filhote de pintcher que até dormia com ele na mesma casinha.Fiquei apavorada e na hora fui um pouco agressiva com ele.Ultimamente ele na hora da comida rosnava um pouco com os outros, mas realmente não sei o que houve pra acontecer isso!
    Tenho medo que aconteça o mesmo com o outro filhote.
    Não sei o que faço, qualquer ajuda é bem vinda.:(

    • Olá Pamela. Peço perdão pela demora. A única coisa em que consigo pensar é: animais são irracionais. Pode não haver um motivo específico para o que aconteceu. Um boxer tem uma mandíbula poderosa. Pode matar um animal pequeno até brincando. O melhor é manter os animais separados, penso eu. Um grande abraço.

  17. Ola, tenho um boxer aqui em casa, mas tambem tenho mais sete cachorros de raça variadas , meu boxer é tudo o que vc descreveu , ele é muiito carinhoso um cão de guarda mesmo, ele parece ser muiito carente , e nas brincadeiras com o cão da raça labrador acaba em briga ai é um horror , e ele acaba bem machucado e nem machuca o outro , são todos machos e gostaria muiito saber o que posso fazer para não acontecer mais estas brigas que são constante, agradeço pela atenção.

    • Olá Raquel. É uma situação difícil. Se a briga é sempre com o mesmo cachorro (o labrador, segundo você disse), você provavelmente terá que separá-los. Não vejo como estes dois possam ficar juntos. Pelo jeito, o labrador é meio “ignorante”, digamos assim. Se a brincadeira passa dos seus limites ele ataca. E não acredito que vá deixar de fazê-lo. Um grande abraço.

  18. Olá, gostei muito dessas informações, eu tenho uma cadela boxer, a fofa, e ela sempre me deu muita alegria, é dócil, inteligente e muito pacienciosa. Ela sabe direitinho a hora que chego do trabalho, as vezes até tento enganar ela, rsrsrs, mas na maioria das vezes não dá certo, ela também adora brincar, adora correr, mas respeita atenciosamente quando é hora de parar. Ela também respeita na hora de tratar, mesmo que seja algo que ela adora comer, espera terminar de colocar na tigela dela pra depois começar a comer. Sábado foi uma data muito marcante na nossa vida, ela teve seus filhotinhos, foi muito lindo assistir, só aumentou minha certeza do quanto uma cachorro(a) é especial, sem explicação. Agora tenho a mãezinha cuidadosa com suas duas fêmias e um machinho, dá vontade de ficar o tempo todo por perto delas. É bom poder falar sobre isso com alguém que também adora boxer, obrigado. Abraço.

    • Ola Maira. Legal. Boxer e assim mesmo. De vez em quando sai um mais maluquinho, como o meu. Mas no geral sao muito doceis. Obrigado por compartilhar sua experiencia. Um abraco.

  19. gostei da dicas sobre essa raça tenho um de 2 meses que ja está mordendo muito
    brinca muito é um bom amigo da familia
    é uma raça boa de conviver

  20. quanto tempo um boxer vive?

    • Olá Ana. Depende da saúde do bicho. Um animal normal, mais de dez anos. O meu amigo Max morreu com dez anos, de câncer. É o que eu posso dizer. Um abraço.

  21. Minha mãe tinha uma Boxer de 04 anos, e foi vitima de câncer em cima da costa, foi operada e dentro de 45 dias voltou pior e foi muito agressivo e com uma intensidade muito maior foi operado novamente e após 02 dias de cirurgia não resistiu foi a óbito! Normalmente está raça são propicia para esse tipo de doenças mesmo com muito pouco anos de vida.Pergunto porque gostaria de arrumar novamente um novo cachorro pra ela.
    Obrigado!

    • Olá Arlene. É difícil dizer. As chances de um boxer ter câncer são – talvez – maiores que em outras raças. O meu boxer morreu com dez anos. O que não é nada mau para um cachorro. De qualquer maneira, cansei de ver cachorros pequenos viverem quinze anos ou mais, porém surdos, perdendo dentes, quase sem conseguir andar. Que vantagem há nisso? Sua mãe gosta de boxer? Não lhe dê outro cachorro. Presenteie-a com um belo boxer! Um abraço.

  22. desculpa vc arranjou outro cachorro depois do max e pq o meu boxer morreu de problemas de coraçao por ser bem gordinho ele era da minha bisa vó e ela acustumou com comida vc acha que devo pegar outro boxer se nao eu vou pegar um pitbull

    • Olá Celso. A história é complicada. O meu Max ficou uns tempos com meu irmão e depois morreu. Adivinhe… eu não arranjei outro, mas meu irmão sim. E deu o mesmo nome. Portanto, ainda há um Max na família. Não é bom dar comida de gente para cachorros. A obesidade é perigosa. Se você pegar um boxer sadio e cuidar direito, vai ter um cachorro por muito tempo. Depende de você. Se quer experimentar pitbull, tudo bem, creio que não há problema. Um grande abraço.

  23. oi estou triste pois hj levei o maike, a desculpe o maike é o meu boxer, e o veterinario disse que ele vai morrer pois esta com problemas no coração oque faço??????? sera que ele vai durar mais pois ele é tão novinho só tem 5 meses…..

    • Olá Magda. Sinto muito em saber disso. Mas meu boxer também tinha problema de coração e sobreviveu por dez anos. Depende que tipo de problema é. Experimente consultar ourto veterinário. Um grande abraço.

  24. Adorei as dicas realmente e tudo que vc falou. estamos todos felizes.Apesar dele esta mordendo muito, ele e ótimo companheiro.Um grande abraço

    • Valeu, Gisele. O bicho quando é pequeno gosta mesmo de morder, é normal. Não deixe nada ao alcance dele, ou… rereere. Um abraço.

  25. Oi Bruno, infelismente não deu tempo de levar em outro veterinario meu amiguinho amanheceu morto na segunda feira ele nãa aguentou, eu me apaixonei pela raça e quero outro branco para lembrar dele e tentar amenizar a saudade dele. obrigada pela dica mas não desistirei abraços.

    • Olá Magda. Sinto muito. Isso às vezes acontece, nao tem como controlar. A boa notícia é que dificilmente você vai dar o azar de pegar outro com o mesmo problema, creio eu. Tente de novo, sim. Um grande abraço.

  26. OLA, TENHO UM CACHORRO BOXER CHAMADO TOR QUE ETM 13 ANOS, POREM ESTA MUITO DOENTE, NÃO CONSEGUE MAIS NEM FICAR EM PÉ, ESTA NO VETERINARIO E SABADO ELE PROVAVELMENTE SERA SACRIFICADO. O QUE QUERO DIZER É QUE APROVEITEM ESSA RAÇA, ELES SÃO MARAVILHOSOS, BRINCALHOES , AMIGOS MESMO!!!!!ELE ME DEIXARA QUE MUITA SAUDADES!

    • Valeu, Betania. Foi o que aconteceu com o meu amigo Max. É muito duro, pode acreditar. Mas restam as lembranças dos tempos bons. Um abraço.

  27. obrigado bruno nao sei mais acho que vou pegar otro boxer ele e mais docil que o pitbull abraço pra voce tamben

  28. obrigado pela dica

  29. É verdade de Bruno adoro a raça boxer são maravilhosos…tenho um de 5 meses macho e me apaixonei, vou pegar uma fêmea agora…ele é o nosso xodó! só oq estraga é que ele adora pão, já até tentei não dar mas fica difícil, pois tenho uma casa com 3 crianças e mesmo sem eu ver, dão o tal “pãozinho de cada dia” pra ele….fora a cara que ele faz se não der o pão!! fica com Deus

    • Oi, Sabrina. É assim mesmo. O meu adorava um churrasco. E depois passava mal. Porém, não custa nada fazer uma vontadezinha aqui e ali. Apenas não exagere, não deixe o bicho comer o que quiser o tempo todo. Um abraço.

  30. Gostaria de saber sobre rações…isso é muito complicado!!! qual você acha melhor para o nosso cão boxer? qual vc dava pro seu?

    • Olá Sabrina. Sinceramente, não me lembro. Acho que cada cachorro é diferente. Não acredito que exista uma ração correta para cada raça. Escolha uma ração de boa qualidade e bom preço e faça o teste. Vá experimentando e observando, não só se o cachorro gosta, como a reação. Acho que você entendeu. Reação é o que sai do outro lado. Se sair muito mole, muito duro… observe. Um abraço.

  31. Tenho uma boxer a 6 anos desde filhote, mas, ultimamente ela vem mudando de comportamento, se tornando agressiva conosco (a famíla), inclusive veio a morder o meu filho onde precisou ir ao hospital e tomar as vacinas necessárias. Ela vem sem apetite, stressada, acho que está deprimida, e vem emagressendo. Não sei o que fazer, quase a sacrifico. Mas, estou estudando o comprotamento dela que antes era alegre, divertida, carinhosa e amiga. Hoje desconhecemos as suas atitudes. Ela agora fica parada em um determinado local só olhando o que fazemos, mantem as orelhas viradas para trás como se quisesse atacar e se passamos por perto muito rápido ela rosna querendo morder. Não atende mais a nenhum comando de adestramento, foi derrepente. Esta muito complicado o convívio. Alguem pode nos ajudar? Obrigado.

    • Olá Marcos. Não sei o que possa ser isto. É bom tomar cuidado e possivelmente levá-la a um veterinário. Talvez esteja sentindo algum tipo de dor. Um abraço.

  32. eu tive uma boxer, muito linda muito amiga, super carinhosa nunca mordeu ninguem muito companheira ficou muito doente depois de 13 anos cancer, foi operada duas veces tinha problema com o coração tomava treis comprimidos para o coração diuretico, e fibrilação cardiaca mais mesmo assim era muito amiga parecia que não tinha nada, brincava muito, até queun dia teve muita dificultade para andar parte trazeira foi comprometendo com a dianteira mesmo assim a gente fazia de tudo muito trabalho mais ela merecia por todas as alegrias que recebimos de ela até que chego seu dia, tranquilidade para ela para nos a maior tristeza, deixou um vazio muito gigante, paro por aqui porque as lagrimas não deixam continuar o mesmo que a saudade.

    • Olá Cesar. Eu sei como é isso. Não é fácil realmente. Muita gente não comprende a amizade entre o homem e o cão. Até ter um cachorro. Um grande abraço.

  33. Ganhei um Box de aproximadamente dois anos, ja grandinho será que ele vai acostumar com a nossa familia sendo que ele não me mordeu ainda…rsrsrsrsrs ah ele se chama Roque mas eu queria mudar o nome dele seria possivel?

    • Olá Dinah. Acho que acostuma com a família sim. Quanto a mudar de nome, depende do cachorro. No meu entender, creio que se ninguém mais falar o nome antigo e só falar o novo, ele acaba acostumando. Um abraço.

  34. Também tenho uma Boxer que está com câncer, mas segundo a veterinária não vale a pena fazer cirurgia, é muito triste vê-la caminhando caindo para o lado, o jeito será sacrificá-la, acho muito triste deixar minha filha conviver com esta situação muito triste, o sofrimento será muito menor, pois estamos sofrendo muito com ela assim……………

    • Olá Edi. Infelizmente em certos casos não há mais o que fazer. Restam os momentos preciosos que o cachorro proporcionou. Um abraço.

  35. Oi gente queria muito falar da minha bebela é boxer sou apaixonada por ela muito boazinha eu ando e falo assim bebela casinha..bebela casinha ela vai do meu lado e faz o q eu quero.estou muito feliz pq ela me deu netinhos um casal bjinhoosss

  36. Ola amigos donos de boxers. Amo cachorros e no momento estou sem. Sofri muito com a perda das minhas 2 ultimas cadelas e então estou meio resistente a me apegar novamente. Porem estao me oferecendo uma boxer de 3 anos que a dona não tem + onde ficar com ela. Acham que é legal ter uma boxer que ja tem 3 anos e que ja convive com outra familia?

    • Olá Penha. Depende muito de como foi criado este animal. Se for arisco, arredio e mostrar medo ou agressividade com você, vai ser problema, creio eu. Se for um boxer dócil, que não estranha outras pessoas, pode dar certo. Um abraço.

  37. ola acabei de ganhar um filhotinho de boxer femia ela tem 45 dias ela é linda cor de mel seu nome é shakira ela é muito brincalhona e arteira somos em duas crianças em casa minha irmã de 05 anos e eu de 12 a shakira so quer dormir na nossa cama e se nao ela chora e uiva oqye eu faça?

    • Oi, Nathalie. Você e sua irmã devem estar se divertindo muito. Tenho certeza que a Shakira vai lhes dar muitas alegrias. Se voces a deixarem dormir em suas camas, ela vai acostumar. E vai ser muito difícil parar depois. Seria melhor deixar ela uivar um pouco agora, porque depois ela vai ficar muito grande e ocupar todo o espaço da cama. Além do mais, as camas vão ficar cheias de pelos da cachorra, que podem causar alergias em voces. Procurem manter a cachorra afastada das camas ou do quarto. Ela vai uivar alguns dias, mas depois acostuma. Um grande abraço.

  38. Olá. Meu nome é Bruna. Tenho 13 anos. Tive a dois anos atrás um Maltes (para quem não conhece é quase um poodle de chapinha). Mas por razões pessoais tivemos que dá-lo, seu nome era Zack, mas não vem ao caso. A algum tempo, uma grande amiga dá familia, que tem em sua posse um linda, carinhosa, divertida, amável, companheira, protetora e leal, cadela Boxer colocou-a em cria, tanto ela quanto o macho são puros. Hoje, fui na casa dela, escolher um filhote, minha mãe só aceita fêmea. Apesar de eu preferir macho, tenho que escolher uma femea. A menor porém mais inteligente e higienica filhote da ninhada mais me agradou. Será que seu tamanho visivelmente menor indica alguma doença ou falta de vitamina? Ela brinca, é carinhosa.. Dormiu três vezes no meu colo, mesmo eu só ficando um tempinho lá. A pequenina me pareceu a mais delicada e afeminada das duas, os outros já haviam sido vendidos. Eu temo que ela seja doentinha.. Espero respostas..

    – b

    • Olá Bruna. Geralmente as femeas são menores que os machos. Mas para ter certeza só um veterinário. Um abraço.

  39. Oi, meu nome e Salete, vivi em Buenos Aires e la comprei um boxer para meus filhos…meu DEUS, que lindo caozinho!!!! tivemos ele por tres anos, ate que tivemos que voltar ao Brasil…fizemos de tudo para traze-lo conosco, mais infelizmente nao podemos, entao ele ficou com minha sogra, sei que ele esta muito bem tratado, mas para nos ficou o vazio!!!….entao encontrei aqui uma mulher que cria boxer e comprei um filhote igualzinho o que a gente tinha, mas so vamos te-lo conosco depois dos 30 dias…penso em por o mesmo nome do meu anterior…THOR!!!…penso que seja uma forma de homenagea-lo…que vc acha??

  40. Muito Bom essas dicas vai servir pra mim que acabei de comprar o meu de 3 messes !!!
    Bom Mesmo Hein !!!!

  41. Olá Novamente! Queria dizer.. Que, Bem. a Minha Filhote Não Ficará Comigo. E Tenho uma Pequena Dúvida.. Eu Vou Pegar uma Irmã da Filhote que eu ia Pegar.. (a Maya) Mas Quando eu Fui Ve-la.. me Assustei.. a Filhote é a Maior dos Três. (a que eu ia Pegar, o macho e ela) Mesmo sendo a Que Menos Come.. eu Moro em Apt. Mas já Vamos nos Mudar para uma Casa.. Fico Pensando se Ela Não Vai Crescer demais..

    – b

  42. vou adotar um BOXER de 30 dias de vida vai se chamar zack, sera o meu primeiro cachorro dessa raça, creio q sera uma experiencia otima pois adoro cachorros e pelo q ouvi falar os caes dessa raça sao muito doceis !!!

  43. bruna vi seu post,e creio q a cadelinha ñ seje doente pois minha tinha comprou tambem a menor da ninhada e hoje ela é uma cadela saudavel e enorme.

  44. BOa tarde
    Tenho um cão branco de olho azul claro, fez no dia 12-02-2013 um ano. no quintal do ldo vive uma cadela boxer eos dois nao se pdem ver, o muro teve de levar rede senão matavam-se. o meu cão quando ve a cadela fica agressivo e quere-me morder e ao ver pessoas entrarem no meu quintal reage da mesma maneira.Fora disso é muito mas muito mimado so quer beijos e colo e uma doçura .O que fazer para ele nao ser agressivo e comigo
    Obrigado

  45. OLA Bruno neste axato momento a minha box latifa esta morrendo porque esta muito magra e não come mais descobrimos a alguns dias que ela tinha problemas renais e não sabiamos muito triste vou ficar com ela a noite eu acho que ela está desorientada por esta muito fraca filho dela tem 4anos e está chamando ela e como toda mãe quer atendelo mais esta muito fraca estou muito triste couide de seus animais com carinho eles são maravilhosos.

  46. Comprei um boxer de 4 anos de idade…aparentemente saudavel mas de uns dias pra cá ele ta com uma tosse tipo como se estivesse engasgado…o q pode ser?

  47. Minha cadela boxer LAICA teve cinco filhotes e nesse processo uma de suas tetas inflamou e ficou enorme, então aconselhada pelo nosso veterinário tive que dar remédio para secar o leite, então começou a via crucis mamdeira e etc… hoje tenho percebido que ela continua muito linda e brincalhona só que está magra a ração que eu dou é a dog chow adultos 1 x por dia, mas gostaria de saber como faço para que ela engorde.
    um abraço
    cadaxa

  48. ola. eu tenho uma cadelinha boxer com dois meses e meio ela brinca muito , muito divertida. mas nao come racçao? como ei de fazer p’ara elea comer mais?

    • Olá Carlos. O meu cachorro só comia comida de gente. O veterinário mandou parar, porque faz mal ao intestino, principalmente comida temperada e legumes, etc. O método é cruel, mas funciona. Simplesmente colocamos a ração e mais nada. O danado ficou quase três dias sem comer. A fome apertou, começou a comer a ração e daí em diante… normal. É isso aí. Simplesmente não dê mais nada para ela. Não morre de fome não… Abraço.

  49. obrigado. A minha mãe costuma dar maça branca , isso faz mal a cadela ? o veterinário disse que se ele nao come-sse raçao que se estragava o pelo da cadela.?
    ser verdade?

    • Olá Carlos. Não deveria dar nada além da ração. Maçã menos ainda. Uma ração de boa qualidade deixa o animal todo saudável. Inclusive o pêlo. Abraço.

  50. muito obrigado sr Bruno . cumprimentos

  51. Olá Bruno, seu post me ajudou muito…
    Mas tenho algumas dúvidas sobre essa raça. Moro em um sítio e tenho 3 adotados e sem raça por aqui, só um que é um Basset e um Boxer já adulto apareceu, não sei se perdido ou abandonado, mas enfim… estou cuidando dele mas tenho meus receios quanto aos outros, fico o tempo todo vendo se não estão brigando, não se aproximam. E fico com receio de muitas vezes chegar a noite aqui e ele me estranhar, é possível?? E outra tenho maritacas e estou tendo que deixa-las presas com medo dele, não sei qual será a reação dele e tenho medo, mas também as coitadas estão cansadas já de terem que ficar presas. Como posso fazer para que ele se acostume com elas? Tenho também um gato, que desde que o boxer apareceu aqui, desapareceu, o convívio dele com os outros era normal, até dormem junto. É possível mesmo ele sendo adulto, interagir com os outros que já moram aqui? Não sei se por ele ser adulto já consigo isso.
    Desculpe tantas perguntas, estou perdida com ele. Ele é bonzinho e obediente, já é grande também. Mas tenho essas dúvidas, pois na minha cidade existe apenas um veterinário e ele está em viagem e não pode vir me atender durante esse mês, mas enquanto ele não vem será que vc pode tirar essas minhas dúvidas?
    Obrigadaaaa pela atenção!

    • Olá Thalita. Infelizmente, não há resposta única e correta para suas dúvidas. Animais são imprevisíveis. Esse cachorro pode passar anos aí, sem incomodar ninguém. Mas pode ser que apronte alguma a qualquer momento. Nunca se sabe. é melhor você continuar com suas precauções. Cuide dele, mas mantenha-o afastado de outros animais. E tome cuidado você também. Uma mordida desse bicho é algo que você não vai gostar. Assim que puder, procure ajuda. Talvez você possa ficar com ele. Um abraço.

  52. eu tenho um casal de boxer , eles cruzarão mas a cor dos filhotes sairão diferentes dos pais o pai e caramelo a também mas um sairão escuros e outros sairão claros pq sera em . e um branco da cara marrom …ta estranho ou e normal….. sera q vc saiba me dizer em

    • Olá Murilo. Desculpe a demora. Creio que é normal. É provável que haja uma mistura lá atrás, na linhagem de um dos dois que cruzaram. Um abraço.

  53. ola tenho um boxe nome de aquile ele ta com 2 meses , porem ele nunca come a racao toda de uma vez , e eu to achando ele um pouco magro , porem ele é muito ativo , queria saber se é normal pelo fato de estar em crescimento , dou a racao premium plus da tutano , outra coisa sempre coloco racao creio que ele ta comendo o recomendado pelo fabricante

    • Olá Ariel. Geralmente a gente acha o cachorro mais bonito quando está um pouco passado do peso. Fica mais rechochudo… Mas na verdade ele deve sempre mostrar um pouco do desenho das costelas. Não demais. Se a pele ao lado das costelas estiver meio funda, ele está magro demais. Se estiver rente, mostrando um pouco o desenho das costelas, está normal. Se você não vê o desenho das costelas, o bicho tá é gordo! Um abraço.

  54. Olá! Tenho uma cachorra boxer pura na cor preta com o peito e patas branca, e muita rara e cor?
    pois toda foto que procuro não encontrei nenhuma igual.

  55. Minha cachorra tem os olhos castanhos e os filhotes nasceram com olhos azul bem escuro e quando estão na claridade eles clareiam, gostaria de saber se quando os filhotes crescerem a cor dos olhos irá mudar?

  56. Olá , não sei mais o que fazer com o boxer da minha mãe, ele está com uma tosse horrível , a veterinária receitou Prednisona pra ele, mas parece que está até piorando. Obrigada

    • Olá Eliane. Pode ser que tenha algo entalado na garganta. Leve a outro veterinário. Um abraço.

  57. Olá, tenho 2 boxer, Pandora com 1 ano e meio e Pantro com 1 ano, estou desesperada, moro num lugar onde podemos criar galinhas, porquinho da india, angola…nao podemos sair de casa, que qdo chegamos ela já rasgou a tela dos viveiros e comeu todos animais, antes podiamos deixa-la solta pq nao tinhamos criaçao, agora está presa no canil mas mesmo assim, ontem ela cavou e passou por baixo e acabou com meus bichinhos, e ainda foi no vizinho e matou 2 angolas, o que fazer, meu marido quer dar ela embora, mas eu amo meus cachorros.

    • Olá Cris. Meu bom amigo Max era assassino também. Eu já soube de outros cachorros que fazem isso. Não é nada do outro mundo, ele apenas “pensa”que aqueles pobres animaizinhos são feitos pra estraçalhar. Instinto puro. Mantenha o cachorro afastado destas pequenas criaturas. Não creio ser possível ensiná-lo a conviver. Um abraço.

  58. Ola Bruno, primeiramente … parabéns pelo site!

    Fazem 10 dias que meu namorado e eu adotamos um Boxer albino, de aproximadamente 3 anos, esta um tanto magrinho 27 kg… ele foi resgatado da rua por uma ONG e esta sendo nossa alegria.
    Com poucos dias percebemos que o seu comportamento já havia mudado, já esta mais seguro e confiando nos novos donos, e acreditamos que esta até se adequando bem com o entra e sai de amigos, tem sido super simpático.
    A ONG , pela qual o adotamos, tem nos dado um certo suporte, sou “mãe” de primeira viagem e ando bem preocupada, a ajuda tem sido muito valida, mas nada melhor do que quem realmente entende…

    Lá vem as preocupações …

    Percebemos que mesmo que ele seja animado, brinque e goste da atenção dos donos, tem uma certa preferencia a ficar deitado. Mesmo no meio da brincadeira ele faz um charminho pra ficar deitadão e ganhando carinho. E não perde uma oportunidade de tirar uma soneca. dorme bastante. olhos vermelhos a maior parte do tempo. Creio que o sono tem ultrapassado as 9 horas.

    Na pata traseira, na altura das juntas ele tem uma falha de pelo e hoje notei que ele estava lambendo bastante…. fui olhar de perto e estava sangrando. Pode ser fungo ou algo do tipo?

    Aguardo! Grata.

    • Olá Thabata. Não sou veterinário, portanto não posso dizer o que é o problema na pele. Mas procure limpar bem e passar um creme antibiótico. Caso não resolva, leve ao veterinário. Quanto a dormir muito, pode ser apenas a personalidade do bicho. Preguiçoso. Ou talvez tenha alguma deficiência alimentar. Cheque a alimentação e veja se é necessário providenciar mais nutrientes. Um abraço.

  59. Oi gente, eu vi algum comentário sobre boxer que come tudo que vê pela frente, chinelos, sapatos, estofados, eu tenho uma que também comia tudo…um dia cheguei do trabalho e ela estava enrolada em pedaços do que sobrou do meu sofá, era espuma pela sala toda, a minha garagem era toda cavada também, buracos na parede, então, após algumas pesquisas decidi comprar muitos brinquedos e ossos para ela, a minha casa é lotada de brinquedos, grandes, médios e pequenos, barulhentos e silenciosos, coloco tudo em um cesto e deixo para ela escolher ela passa o dia todo brincando e espalhando brinquedos pela casa, nunca mais tivemos prejuízos com sapatos, sandálias, chinelos, sofás, roupas, experimentem…quem sabe, né? não custa tentar. abs.

    • Olá Samanta. Uma boa idéia. Eu já vi brinquedo em formato de sapato. Não recomendo. É incentivo à bandalheira, rerere. Um abraço.

  60. ola ,adorei a materia,e tem muita coisa em comum com a minha boxer chamada fenix.
    Porem ela esta com 4 meses e com um corrimento que tem mais intensidade na parte da manha,levei no veterinario e ela falou que pode ser vaginite,ja estou mais na metade do antibiotico e ate agora nada´´e normal das femeas terem esse corrimento ????

    abraçosss

    • Olá Sara. Sinceramente, não sei. Mas siga o tratamento e se não der certo busque mais informações e possivelmente outro veterinário. Um abraço.

  61. Ola Bruno, achei seus comentários super interessante!

    É muito triste ver seu cão doente, tenho um boxer com 10 anos, era cheio de energia, bincalhão, de um mes para cá não come mais, esta muito triste , grita e geme provavel esta com um problema sério. Ja contatei com 02 veterinários,solicitaram um batalhão de exames, esta medicado para dor, mas esta emagrecendo e sofrendo… Acho que é algo sério,

    Abraço

    Cleiva

    • Olá Cleiva. Pois é… eu passei por isso também. O meu amigo Max sofreu um bocado. Mas é assim mesmo. Acontece com as pessoas também. A gente precisa botar na cabeça que cachorros não têm vida longa. É muito mais curta que a nossa. Então… é fazer o melhor possível e deixar a natureza seguir seu curso. Um grande abraço.

  62. Por favor vou comprar um boxer ou uma boxer femea. Tenho um srd de 4 anos. Pelo tamanho tenho tendencia de comprar uma femea. Posso ter problema no relacionamento delas?

    • Olá Lucas. É difícil dizer. Se a cachorra mais velha for amigável e o novo cachorro for filhote, tem boa chance de dar certo. Abraço.

  63. Informo que a srd tb é femea.

  64. Olá Bruno.
    Nossa Boxer tem 4 meses e meio e estamos preocupados, pois de uns dias para cá vem crescendo um caroço no meio da cabeça, entre as orelhas. Será que isto é normal??? É da raça?? O caroçe está bem acentuado. Devo procupar um veterinário???
    Abraços.

    • Olá Andriele. Meu boxer tinha uns caroços pelo corpo todo. Mas iam e vinham. Uma espécie de alergia. Observe o caroço. Se for algo que vai aumentando e é macio ao contato, melhor levar ao veterinário. Não deixe ir muito longe, porque se for câncer pode ser tarde demais. Um abraço.

  65. É, muito triste a perda do meu amigo Tayson… Partiu com câncer semana passada… que foi descoberto, tratado e o matou em menos de 2 meses… Primeiro uma Bola na coxa, depois uma na virilha… e depois… Foi-se sem ficar doente… https://www.facebook.com/tiago.iahn/media_set?set=a.524336360960520.1073741828.100001524827799&type=3 aproveitou até o ultimo dia.. de vida.. saudades…

    • Olá, Tiago. Sinto muito. Mas é assim mesmo. Esses nossos amigos do peito têm o péssimo costume de ficar pouco tempo por aqui. E a gente se apega mesmo. Um abraço.

  66. olá

    tenho meu boxer de 2 anos e msm triste com isso,preciso adota-lo para quem goste muito e cuide dele,pago a ração se necessário.ele precisa de espaço e em minha nova moradia isso ñ é possível.

    bruno,se vc souber de alguem,por favor…

  67. Ola!

    Hoje infelizmente perdi meu amigão Boxer Boris, estava com mais de 10 anos, sai pela manha e percebi que ele estava emagrecendo muito, mas estava ativo e tinha muita facilidade em correr e brincar. Hoje quando sai para ir trabalhar percebi que ele ficou me olhando, triste , com as orelhas baixas e sem expressão., parecia uma despedida.Notei que meu outro cachorrinho estava quietinho e pensativo em seu cantinho como de costume. Quando foi as 14 horas de hoje recebi uma ligação que meu amigao se foi! Meu Deus quanta dor, ele sempre me esperava e me acompanha quando eu ia para garagem, parecia uma coisa ja viciada. Sei que muitos não ligam para os animais, mas para mim ele foi o maior dos amigos, muitas vezes melhor que o ser humano. Minha corrida para chegada e vê-lo , ali em baixo a sombra da garagem acabou comigo. Não sei o que dizer, perder um amigo assim é muito doloroso. Sei que aquele olhar foi uma despedida e cheirou minha mão, mas sei que aonde quer que eu esteja vou sempre lembrar dele. Ja esta fazendo muito falta amigo. Amo vc Boris!

  68. oi bruno tenho uma pergunta o box pode atacar crianças??

    • Olá Helena. Tudo depende do temperamento do cachorro e da maneira como é criado. Dificilmente um cachorro criado desde pequeno numa família iria fazer algo assim. Mas é possível. Crianças pequenas jamais devem ser deixadas sozinhas com animais. Qualquer animal pode ter uma reação imprevisível e uma coisa é algo assim com uma pessoa adulta. A outra é com uma criança. Portanto, jamais deixe crianças junto a animais do porte de um boxer sem supervisão. Um abraço.

    • Eles costumam pular nas pessoas, e isso pode machucar. Mas eles costumam ser doceis, e se dão muito bem com crianças. Eu tenho 3 boxer e 3 crianças em casa nunca tive problemas.

  69. Olá Bruno!! Achei muito bom seus relatos sobre o boxer, parabéns!!
    Eu tenho uma de 6 meses, o nome dela é Aisha, ela é super boazinha e carinhosa, ela só tem um problema q me deixa preocupada: os dentes de baixo ficam aparecendo o tempo todo, os dentes dela de cima são bem pra dentro da boca, isso é normal? Obrigada

    • Olá Luciana. Eu acredito que não há problema com isto. O meu cachorro também era assim. Alguns são mais pronunciados. Abraço.

  70. Também já tive um boxer pelo nome de Duque amava ele ,bom cao, educado ,mas infelizmente tive de passar ele pra outra familia pois tive que mudar de cidade e para onde eu ia nao teria condições de crialo, mas até hj ficou marcado… Duque Saudades Garoto.

    • Olá Rafael. É assim mesmo. A gente se apega mesmo a estes amigos de quatro patas. Um abraço.

  71. Minha irmã tem uma boxer de 8 meses, está sendo adestrada, o problema é que ela obedece somente na rua com a coleira, quando volta para o quintal que não é pequeno fica muito agressiva, nem com a coleira no quintal ela quer obedecer. Dentro de casa ela age normal, o problema é que destrói as coisas e não obedece, mas no quintal é impossível brincar com ela, ela ataca e morde forte machucando e não adianta colocar de castigo dentro da casinha ou ignorar…
    Gostaria de saber se tem alguma dica que possa ajudar a melhorar este comportamento dela porque infelizmente mesmo gostando muito da cachorra eles já pensam em doa-la…
    Se puder me responda,
    muito obrigada,
    Rosana

    • Olá Rosana. Difícil dizer. Comportamento agressivo é problema sério. Se houver crianças na casa, pior. Observe com atenção o animal. Que tipo de adestramento está recebendo? Com um treinador profissional? Alguns treinadores podem valer-se de violência com o animal e isso nunca é bom. Por outro lado, talvez a cachorra tenha algum tipo de problema. É preciso observar muito, para saber o porque. Uma coisa é certa: um animal que ataca os próprios donos… é estranho. Um abraço.

  72. Olá!! Tenho uma Boxer de 2 meses que so quer dormir em casa, coloco no quintal ficar latindo e chorando,não sei mais o que fazer…..

    • Olá Liana. Provavelmente você terá que aturar os latidos até ela se acostumar. Se continuar pegando no colo… não perde o costume. Abraço.

  73. Olá Bruno!! Comprei uma Boxer para ser cão de guarda, mas é tão dócil, que tenho minhas dúvidas se ela vai desempenhar esse papel……abraçoss!!

  74. Poderiam me informar como fazer uma dieta natural pro meu cão Boxer, estava dando uma ração gd para ele mais o veterinário disse que teria de mudar de ração mais a que ele receitou é muito cara.
    Existe outra ração mais enconta que tenha baixa proteina?

    Coletado: 05/08/2013 Realizado: 05/08/2013 Raça: Boxer Sexo: Macho Idade 1a e 10m
    Bioquímicas Resuldados Referências Métodos
    ALT/TGP U/L 443,0+ ( 21,0 – 102,0 ) Cinético UV
    Fosfatase Alcalina U/L 08,9 ( 20,0 -156,0 )
    Bowers e Mc
    Comb modificado
    Uréia mg/dL 43,8 ( 21,0 – 60,0 ) Enzimático

    Creatinina Sérica mg/dL 1,4 ( 0,5 – 1,5) Colorimétrico-Autoanalisador

  75. Oi tudo bem , tenho uma boxer de dois meses e meio , so que ela não para de me morder morde muito forte pra machucar , se eu falo NAO , ela late e me enfrenta ,apertar a língua dela pra baixo tbm não adiantou , tenho medo que ela cresça e continue com esse comportamento e se torne um cão agressivo …
    Abraços Larissa

    • Olá Larissa. Observe bem o comportamento não só da cachorra, como também de todos que lidam com ela. Talvez alguém esteja fazendo algo que não deve. Por outro lado, talvez o animal tenha mesmo um temperamento agressivo. Experimente agir com ela sempre suavemente, falar baixo, não agredir (nem com palavras) durante algum tempo. Se mesmo assim continuar, sinto muito. É o temperamento dela e se tornar-se um cão adulto agressivo, vai ser problema. Um abraço.

    • Olá Larissa, tenho uma boxer de 3 anos que desde filhote tem esse comportamento. Ela morde forte, mas é brincadeira. Eu não soube ensiná-la a brincar de outra forma, e as vezes acaba machucando. Mas por mais que em alguns momentos pareça ser agressividade, não é. Ela cresceu com 3 crianças, um casa cheia de gente, e com outros animais, inclusive de outras espécies, e nunca machucou ninguém. Acredito que deva oferecer alguns brinquedos para ela, brincar de cabo de guerra, e evitar deixá-la presa. Nessa fase que a sua está, os dentes coçam como os de um bebê, e ela precisa morder coisas. Compre aqueles brinquedinhos, mas aposte nos mais resistentes, pois boxer são exímios destruidores. rs

  76. Olá Bruno! Tenho uma Boxer chamada Teka está com 2 meses, o veterinário passou a ração Tutano mas ela não gostou e não come então mudei para a Golden mas sinto que ela não tem prazer em comer, come mas só quando está com muita fome! O que eu faço?

    • Olá Flavia. É assim mesmo. Se você dava comida humana pra ela, vai sentir falta. É mais gostoso mesmo. Só que faz mal. Cabe a você ser firme e deixá-la só na ração. Um abraço.

  77. bruno ganhei uma cadela boxer e todo sabado dou banho nela mas quando eu vou limpar os ouvidos dela ela nao gosta e temta me morder oque eu devo fazer?

  78. Olá Bruno boa noite, primeiramente parabéns pelo site muito bacana, estou com meu boxer a duas semanas o bicho é bem arteiro e estabanado, me dei super bem com ele, só que hoje aconteceu algo que me assustou eu estava limpando o quintal e ele querendo chamar atenção ficava pulando próximo a mim não dei muito atenção e começou a latir pra mim, confesso que fiquei assutado achei que ele me atacar, fiz um carinho nele e ficou tranquilo, depois ele voltou a fazer isso por mais 3x o que será que ocorreu ? será que ele quis minha atenção ou me estranhou mesmo?

    Abraço

    Emerson

    • Olá Emerson. Eu quero crer que estivesse apenas tentando chamar sua atenção. Já aconteceu comigo. Um latido diferente, meio agressivo. Talvez você estivesse fazendo algo que ele não gosta. Mexendo com algum objeto que o assuste. Na próxima vez tente distraí-lo, mudar de lugar e brincar com ele. Se continuar com o mesmo comportamento, complicou. Por outro lado, além de tratar bem o animal, você deve mostrar quem manda. O animal precisa ter um nivel de obediência razoável. Precisa perceber quando você está querendo brincar ou quando está falando sério, ou chamando a atenção. Um abraço.

  79. Oi,tenho uma cadela boxer com uns 11 anos e ela tava com um sangramento na vagina e bem inchada,dai me falaram qe podia ser TVT ,dai levei no veterinario e ela disse qe podia ser algo hormonal pq tava mt inchado e n conseguiu ver direito dai me deu remedios,fiz o tratamento quando acabou passou dois dias e ela botou muito sangue de novo mas dessa vez foi muito ela quase morreu,tava praticamente morta,comprei remedio pra parar o sangramento e antibiotico vitamina e ela reagiu agora caminha e tudo mas eu quase perdi ela,isso pode ser um tumor no utero? e parece qe a respiração dela nao ta normal.ABRAÇOS !

  80. Olá. Eu tenho um casal de boxer com 3 anos, e recentemente adotei uma fêmea de aproximadamente 1 ano. Ela foi encontrada na rua, mas o veterinário disse que não havia nenhum problema com ela. Dei as vacinas e a coloquei com o Dollar e a Lira. Depois disso, o macho começou apresentar uma carne na pálpebra inferior esquerda, que está bem caída. Ainda não pude levá-lo à vet, mas estou com bastante medo pois é o que sou mais apegada. Alguém sabe me dizer o que pode ser? Será Iene trouxe algo para ele?

  81. ola, tenho uma cadela boxer de 4 anos, e agora um filhotinho macho de um mês que não eh dela, como faço pra ela aceitar ele, por que nos mostramos para ela e ela cheirou ele ficou observando e depois parecia que ela queria amaçar ele com suas patas e a cabeça ai separamos os dois, queria q ela cuidasse do filhote como se fosse dela como fazer isso?
    Abraços Dairce.

  82. Olá, tenho um filhote de Boxer que está com 50 dias. Está vermifugado e vacinado, porém, só está fazendo coco mole. Ele está alegre, não tem febre e tá comendo super bem, já troquei de ração mas não adiantou, o que será? Não tenho condições de levá-lo agora em um veterinário, espero resposta. Abraço!

  83. Ola boa tarde
    Acabamos de adquirir um belo boxer ( konkello ) mas trabalhamos fora o dia todo e percebemos a ansiedade dele quando chegamos.
    Estamos pensando na possibilidade de adquirir um outro cao para companhia , você indica alguma raça que o Boxer possa aceitar?

    Agradeço se puder responder por email.
    Muito obrigado.

    Agnaldo Ramos

  84. Olá, estou começando no mundo dos boxers, você recomenda alguma marca de ração? E aqueles biscoitinhos e etc, vão bem? Abraços e parabéns pelo texto.

  85. Bom dia para todos, tenho um boxer branco com 8.5 anos de idade, e infelizmente foi diagnosticado com câncer no testículo, alguem tem ideia de quanto ele viverá.Estou muito triste.

  86. peguei meu boxer com 3 meses ele é carinhoso e tudo, porem as brincadeiras dele
    é só morder mao perna e pé .se seguro ele perto do pescoço ele rosna
    ob: ele é mto mas mto hiperativo.

  87. Muito bom o site amigão. Já tive pitbulls, um Mastim napolitano e cockers, atualmente estou com um boxer branco (pirata) em casa de apenas 34 dias, o nome dele é Chico … ja estou apaixonado por ele, é uma raça que sempre quis ter … espero que corresponda as expectativas que estou em relação a raça … só ouvi falar bem de boxer até hoje. Abraços e parabéns pela página.

  88. Bom dia, eu e minha esposa compramos uma filhote boxer ela é toda branca com uma mancha marrom em um dos olhos (pirata) é legal ressaltar que um dos seus olhos são azuis. Ela está hoje com 65 dias, é superativa morde tudo, inclusive nós e também quando fica sozinha late até por demais parece que está “morrendo” fiquei apreensivo porque nunca vi um filhote latir assim e não se incomodar com o barulho então comecei a suspeitar de surdez, quando falamos com ela ou fazemos barulho como bater um chinelo ela nem olha. Dorme bastante e quando entramos no local ela não acorda com o barulho. pode isso ser surdez ou ainda pode vir a desenvolvendo melhor este sentido? Abraços

    • oi rafael, pelo que eu sei da raça, não parece ser normal, essa raça escuta bem até demais, falo por experiência, tenho uma boxer de 5 meses, moro numa casa de fundos, e quando chego com o carro e estaciono na rua, a minha boxer corre pro portão e começa a latir, e olha que são dois portoes e nem dá pra ver a rua. te aconselho a levar a um veterinário.

  89. Olá Bruno, Eu comprei um boxer branco lindo ainda nem completou dois meses… Boris! o nome da fera rsrs tenho duvida com relação a alimentação estou dando pra ele Royal canin para filhotes ele come mas quando misturo com o sache da pedigree ele como toda a ração rsrs estou com medo dele viciar e só comer a ração quando tiver o sache… Estou pensando em dar vitamina e calcio pra ele dizem que é bom dar vitamina pra filhote ainda mais de porte médio como o boxer o que acha? Como tenho um escritório em casa ele fica o tempo todo comigo, durante o dia fica deitado enquanto passo o dia no computador e a noite acabo deixando ele dormir junto comigo na cantinho da cama pois mesmo forrando o chão do quarto pra ele não adianta ele vem chorando com aquela carinha do lado da cama que não resisto e vou logo colocando ele em cima da cama… Sera que o fato dele dormir no canto da minha cama pode atrapalhar a relação homem – animal, sera que quando ele estiver mais velho pode vir a me desrespeitar por causa disso….

  90. Esqueci de comentar que sempre brinco com ele na parte da manha e um pouquinho de tarde….

  91. Olá, meu nome é caio, e estou com um problema com meu cão,ele é um macho da raça boxer e eu não sei o que fazer. ele ta muito magro e nem come direito, quando ele levanta ele começa a cair para os lados ,minha mãe acha que é verme, mais não sei direito o que é,e quando ele tenta urinar ele nem levanta a pata, urina como fêmea , tenho duvidas que seja Displasia Coxo-femural , e ele já esta um pouco velho mais se você puder me ajudar eu ficarei muito grato, Obrigado!!!

  92. tenho uma boxer com 5anos de vida no ano passado foi atropelada e desde entao nao anda.ela sente as patas mas nao consegue ficar em pe por favor me ajude o que devo fazer.obrigada.bjs.

  93. Amigo minha boxer Mel tem 08 a ninhos, é castrada e uma energia q só. Mas sinto q ela está emagrecendo… Eu alimento ela com ração, mas tenho dificuldade porque ela enjoa rápido. Fico com muita pena e faço sopões para misturar ma ração. Queria uma ajuda pq veterinários dizem q é assim mesmo, mas não é. Ela sempre foi parrudinha e agora tá com a costelinha aparecendo. Obs: eu vermifuguei ela com frontal e dei ivermectina para afastar carrapatos. Três dias depois comecei a dar aminomix e ferro. Enfim… Qual a melhor ração q tem no mercado? Quero ver a Mel fofinha de novo…

  94. Ola tenho uma boxer albina linda, na epoca de cio dela seu orgão genital aumenta muito de tamanho fica muito inchada, por isso nunca coloquei ela pra cruzar, mais essa ultima inchou tanto que parece que esta saindo pra fora. O que pode ser isso? o que eu faço? me ajude por favor.

  95. Tenho uma boxer de nome Raika, ela é maravilhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhosa. Tive um probleminha com a primeira ração, depois comecei a dar a Saúde e Vida, muito boa e com preço em conta. Raika ficou forte e linda, mais de vez em quando, não resisto e dou frango a ela, será que faz muito mal?

  96. adorei a explicacao sobre essa raça tenho uma boxer de 3 anos e agora com 9 filhotes 1 macho e 8 femeas mas logo vao para seus lares estao com 22 dias ja comecarao a comer raçao vou ficar com uma femea e comprar um macho amo minha (Layla) ela e como filha pra mim . so fiquei triste que eles vivem pouco e podem dar cancer.
    mais vou aproveitar meus bebes muito e sempre vou ter uma cria dela
    moro em uma fazenda ela adoro mexer com gado muito boa mais tem hora que ela quer mandar . então recomendo muito essa raca .. para crianca principalmente minha filha de 4 anos adora,,

  97. boas,
    com que idade uma boxer pode comecar a ter cria???
    obrigado

  98. ola Renato,,, esses dias pra mim ñ esta muito bom perdi minha cachorra da raça boxe(thifani) a duas semana a saudades é muito dolorosa,,, ela morreu de câncer na patinha em uma semana da doença no período dos exames cresceu tanto q mal ela conseguiu colocar na pata no chão, o câncer ficou entre o braço eo tórax e infelizmente o câncer venceu ela,,, gostaria de saber se vc conhece alguém q vende essa raça? sou apaixonada pela raça boxe no momento ja agradeço .

  99. Tenho uma boxer albina, chamada Tábata, agora está com 9 anos . Mês passado fez uma cirurgia na qual foi retirado o baço pois tinha um tumor, e agora estamos na segunda sessão de quimioterapia , a vermelha, que é a mais forte. Mas Graças a Deus ela está reagindo bem , eu aparentemente estou pior rsrsrs.
    Mas a dor faz parte do amor ….não tem como fugir, tudo é válido para salvamos a Tabata, a minha filha de coração, MUITO amada.
    como dizem os cachorros morrem cedo pq em pouco tempo aprendem a amar, respeitar e perdoar coisa que o homem …… sem comentários…. bjs a todos

  100. Boa noite, Rafael por incrível que pareça estou com um filhote de 51 dias e hoje percebi que ele não escuta muito bem, chamo ele é também comprei uma bolinha que aperta e faz barulho mas parece que ele não escuta nada. Estou muito preocupado se isso pode ser surdez ou aos poucos ele vai melhorando sua audição. Quando ele está dormindo tenho que tocar nele pra acordar pq se for chamar ele não acorda… Quero saber se a audição vai melhorar ..

  101. Olá bruno a pouco tempo lhe fiz uma pergunta e vc respondeu muito obrigada
    Naquela epoca tinha apenas 1 boxer hoje tenho 5 e eles trazem muita alegria para minha família
    2 são adultos e 2 filhotes, muito obrigada e desculpa o encomodo