Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

Bolivianos em São Paulo

Shares
bolivianos em são paulo
bolivianos em são paulo

img = http://www.cami-spm.org/ver_noticias.php?id=2

Cresce cada vez mais a comunidade boliviana em São Paulo, segundo este artigo, publicado no site R7  Notícias :

Bolivianos são comunidade estrangeira
que mais cresce em São Paulo

Veja um trecho do artigo

De acordo com o cônsul geral da Bolívia em São Paulo, Jaime Valdivia Almanza, a estimativa é de que, atualmente, existam mais de 350 mil bolivianos em todo o país. Deste total, 75% estão em São Paulo. Os números mostram que os bolivianos são, hoje, a comunidade que mais cresce no Estado.

E o paulistano, o que pensa disso?

Ainda não conversei com muita gente a respeito, mas uma ou duas pessoas com as quais falei, demonstraram – no mínimo – racismo. Deu para perceber uma certa generalização no que se refere ao caráter dos bolivianos. E uma firme posição em não se “misturar”a este povo. O que – convenhamos – é um bocado difícil. Ou seja… os racistas irão sofrer um bocado.

Para aqueles que são contra os bolivianos, fiquem sabendo que o governo brasileiro está facilitando a legalização dos mesmos no Brasil. Portanto, os racistas que tratem de tentar conviver com esta realidade. O povo boliviano veio para ficar. Aproveite, faça amizade e aprenda um pouco de espanhol, que é a segunda língua mais falada no mundo.

A São Paulo de outros povos

Em minha época de garoto, vi a comunidade nordestina crescendo e crescendo em São Paulo. Havia discriminação? Sim, havia. E creio que ainda há. E veja só a ironia… um nordestino (Lula) foi presidente do Brasil.

Aos racistas de plantão, que se julgam “superiores” aos bolivianos, um aviso: abram seus olhos. Porque no futuro pode ser que filhos e netos de bolivianos venham a ser os patrões dos seus filhos e netos.

Não que eu seja o “herói” defensor dos fracos e oprimidos. Que nem é o caso dos bolivianos, porque podem legalizar-se facilmente no Brasil e seguir tranquilamente com suas vidas. Mas como filho de um imigrante suiço, sei de uma coisinha ou outra…

Posto de atendimento aos bolivianos em São Paulo

O site Cami fala sobre um posto de atendimento aos bolivianos em São Paulo

 

 

About the Author Bruno

Popular posts