Quer criar seu próprio infoproduto?

Inscreva-se e receba um minieBook para saber mais hoje mesmo!

A igreja cristã

Shares

blog levantar - igrejaSempre que pensamos ou falamos em igreja, nos vem uma imagem como esta aí ao lado. Uma construção. Um lugar, um prédio.

Mas será que igreja cristã é isso mesmo? Apenas um lugar para que os membros de uma determinada religião façam as suas reuniões?

Muitos poderiam dizer que sim. Mas estariam errados.

Deus não habita em templos construidos por mãos humanas. isto é o o que diz a bíblia. E o que quer dizer isto? Que Deus não está na igreja?

Não. Quer dizer que aqueles prédios, construções, sejam humildes ou suntuosos não são igrejas. São apenas o que são. Construções feitas por mãos humanas. Templos.

O que é a igreja cristã?

Simplificando. Igreja é a reunião, as pessoas que se reunem em nome de Jesus Cristo é que são a Igreja de Cristo. Não o prédio.

Por acaso Jesus disse “onde dois ou mais estiverem reunidos numa igreja …”? Não, Ele não disse isto. Ele disse: “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, lá estarei no meio deles”. A palavra “onde” na frase de Jesus quer dizer o quê? Qualquer lugar. Em qualquer lugar onde duas ou mais pessoas se reunirem em nome de Jesus, Ele estará no meio deles. Repare que Jesus não disse “perto deles” ou “com eles”. Ele falou “no meio deles”. Ou seja, Jesus não está num altar, púlpito, palco, ou no teto daquela construção olhando para baixo, para nós. Ele está entre nós, ao nosso lado.

Não é legal? Você está lá, em qualquer lugar, na casa de um amigo, parente, ou mesmo na empresa, no campo de futebol, sabe-se-lá-onde, reunido com outras pessoas, em nome de Jesus, para louvar a Jesus. E onde está Ele? Ao teu lado, meu amigo! Bem ali, pertinho de você. Isto é a igreja cristã.

Regras humanas na igreja cristã

Ah, mas igreja sem pastor (ou padre, ou sei lá quem) não está certo – alguns poderiam dizer. Volte a ler os dois parágrafos anteriores. Jesus mencionou que entre os “dois ou mais” alguém deveria ser pastor, padre, sacerdote? Não, Ele não mencionou. Portanto, se você fizer um pequena reunião com teu cônjuge, em nome de Jesus – acredite nisto – Jesus estará lá com certeza.

Entretanto, Deus dotou-nos de certos dons. Um deles é a organização. E ao longo do tempo, fomos criando regras para realizar as reuniões cristãs. A presença de um líder tornou-se necessária. Alguém que tivesse maior conhecimento da palavra para ensiná-la aos demais. Esta é uma boa regra. Quando o líder é verdadeiro, claro.

Outras regras foram criadas aqui e acolá. Muitas delas sem qualquer fundamento bíblico. Inúmeras prestando até mesmo um desserviço a Deus. Afugentando pessoas da igreja cristã.

Uma “igreja” que impõe aos seus membros regras de vestimenta, além de proibições sem conta, não está querendo salvar ninguém. Está querendo amealhar para si os santos deste mundo. Ou talvez transformar pessoas em santos. Ou quem sabe mostrar ao mundo que ali sim, estão as pessoas escolhidas por Jesus. Ah, sim… só para constar. Não há dentro (ou fora) de igreja alguma, nenhum ser vivente que seja santo, limpo de pecado por si só. Todos pecamos e destituídos fomos da graça de Deus. E apenas Jesus pode nos salvar. 

É aquele negócio: “não bebo, não fumo, não danço e não jogo… estou de bem com Deus…”. Tem certeza? Pois há um montão de gente por aí que não faz nenhuma destas coisas e não acredita em Jesus. Se alguém se acha muito crente porque não faz estas coisas, está redondamente enganado.

Peraí – diria você – então eu posso fazer tudo o que quiser, mesmo sendo cristão? Pode. Entretanto, a bíblia diz que muitas coisas podem ser lícitas, mas não lhe convém. E por isto, quando você realmente crê no Senhor Jesus, você, apesar de poder fazer certas coisas, não vai querer fazê-las.

 

Pare de arrumar desculpas

Se você for daqueles que vivem arrumando desculpas para não ir à igreja, pode parar. Você não precisa vestir nenhuma camisa cafona, nem deixar de cortar os cabelos (as mulheres), nem largar o futebol, nem jogar tua TV na lata do lixo. Isso é “templo construido por mãos humanas”.

O que você precisa é entregar sua vida a Jesus. E vá do jeito que está. Viciado, atrapalhado, quebrado, triste, alegre, nervoso, só ou acompanhado. Apenas vá. E conheça a verdadeira igreja cristã.

About the Author Bruno

Popular posts